Trabajo docente
el desafío de reinventar la evaluación en tiempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44225Palabras clave:
Evaluación. Formación de profesores. PandemiaResumen
Este artículo trae a la escena una reflexión exploratoria sobre los desafíos planteados a los maestros, con respecto a la reinvención de los procesos de evaluación de los cursos de educación a distancia, dado el momento experimentado por COVID 19. Para este debate, se supone que la evaluación Siempre ha sido un desafío para el maestro, ya que la acción de evaluar presupone opciones que, muchas veces, están vinculadas por las definiciones de políticas públicas. En la actualidad, cuando la pandemia ha cambiado el ritmo de vida de las personas, la evaluación en educación a distancia, que se llevó a cabo en persona, tuvo cambios para cumplir con las especificaciones determinadas por el aislamiento social. En este escenario, es necesario repensar la evaluación y la posibilidad de reflexionar sobre el tema, en un proceso de educación continua que comienza. La educación continua de los docentes es evidente en la construcción de la subjetividad individual y colectiva.
Citas
AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.
BLOOM, B. et al. Taxonomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1983.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394 de 1996. Disponível em: <http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2019.
BRASIL. Decreto Nº 9.057, de maio de 2017.Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503>. Acesso em: 05 de maio de 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 05 de maio de 2020.
BRITO, Ronnie Fagundes de; VANZIN, Tarcisio e ULBRICHT, Vânia. Reflexões sobre o conceito de criatividade: sua relação com a biologia do conhecer. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 204-213.Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v14n3/v14n3a17.pdf>. Acesso em 05 de março de 2020.
CASALI, Alípio. Fundamentos para uma avaliação educativa. In: CAPPELLETTI, Isabel F. Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola. 2007.
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 6ª Edição, Campina, SP: Autores Associados, 1999.
NACONECY, Luiz Carlos Macedo. Curso de Direito Processual Civil / Luiz Carlos Macedo Naconecy. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 1984.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação da Excelência à regulação das aprendizagens- entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: J. Olympio: UNESCO, 1974
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
REY González, Fernando Luis. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
SEE-MG. Guia de Orientações para Elaboração e Revisão de Itens e Questões de Múltipla Escolha. Disponível em:<http://professor.ufop.br/sites/default/files/danielmatos/files/guia_de_elaboracao_e_revisao_de_questoes_e_itens_de_multipla_escolha.pdf>. Acesso em 12 de março de 2020.
TEIXEIRA, Antônio. Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte II – Tentativa de mudança. Pensar Educação em pauta. 15 de maio de 2020. Disponível em: <https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/universidade-rediviva-na-sociedade-do-conhecimento-parte-ii-tentativa-de-mudanca/>. Acesso em 15 de maio de 2020.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo – SP, 1991. 4ª edição brasileira.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).