Política, educación y trabajo

qué compromiso ético-político?

Autores/as

  • Neusa Dal Ri Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar. https://orcid.org/0000-0002-3000-2280

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44289

Palabras clave:

Educación. Politica. Trabajo docente. Ética en la política.

Resumen

El propósito de este texto es presentar algunas reflexiones acerca del tema política, educación, trabajo docente y el compromiso ético-político del educador. El tema se aborda desde três puntos: la presentación de una visión general de la situación global; el análises de reformas educativas que conciernen a la precariedad del trabajo docente y las acciones del gobierno actual; y, em ultimo, reflexiones con respecto el compromiso ético-político en la educación, que se traduce en demandas sociales y las posibilidades de avances en las escuelas publicas. Los procedimientos de investigación fueron la investigación bibliográfica y documental y el apoyo en la investigación empírica realizada en escuelas publicas.

Palabras clave

Educación. Politica. Trabajo docente. Ética en la política.

Biografía del autor/a

Neusa Dal Ri, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar.

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação (pesquisa educacional) pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista (2004). Realizou Pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professora adjunto - livre-docente III - da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação e da Sociologia da Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente com os temas da gestão democrática e política educacional, e com as temáticas: movimentos sociais, educação e trabalho; trabalho associado; economia solidária e autogestão. Editora da Revista ORG&DEMO. Pesquisadora PQ do CNPq. Coordenadora do Doutorado Interinstitucional Capes- Dinter - UNESP/IFCE (2013-2017). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP, FFC, Campus de Marília (2013-2017). 

Citas

Referências
ALCÂNTARA, D. Meszáros vê o capital em fase descente. Outras Palavras. São Paulo, 21 jun. 2011. Disponível em: https://outraspalavras.net/sem-categoria/meszaros-ve-o-capital-em-fase-descendente/. Acesso em: 04 jan. 2020.
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.
BRASI. Lei n. 5692, de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96
BRASIL. Decreto n. 9.741, de 29 de março de 2019. Altera o Decreto n. 9.711, de 15 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2019 e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9741.htm
BRASIL. Proposta de Emenda Constitucional – PEC 6/2019. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2192459
DAL RI, N. M. Movimentos sociais e educação democrática: antecedentes da pedagogia do trabalho associado. In: ELISALDE, R.; DAL RI, N. M.; AMPUDIA, M.; PEREYRA, K. Movimientos sociales, educación popular y trabajo autogestionado en el Cono Sur. Buenos Aires: Buenos Libros, 2013. v.1, p. 137-164.
DUMÉNIL, G.; LÉVY, D. A crise do neoliberalismo. São Paulo: Boitempo, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 1975.
FREIRE, P. A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro? Educação & Sociedade. Campinas, v. 1, n. 1., p. 64-70, 1978.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
FREITAS FILHO, L. O governo Bolsonaro e os sentidos de educação, escola e universidade em disputa. Carta Maior. São Paulo, 23 abr. 2019.
GRAMSCI, A. Selectionsfromtheprison notebooks. Londres: Lawrence andWishart, 1971.
ILHEÚ, T. Governo prevê mais cortes para o MEC em 2020. Os cortes vão do Ensino Básico ao Superior. Guia do Estudante. São Paulo, 02 set. 2019. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/governo-preve-mais-cortes-para-o-mec-em-2020/
KLIMAN, A. The failure of capitalist production - underlying causes of the great recession. Londres: Pluto Press, 2012.
LIMA, L. C. Sobre a educação cultural e ético-política dos professores. Educar em Revista. Curitiba,n. 61, p. 143-156, jul./set. 2016
MARX, K. Teses sobre Feuerbach. Lisboa: Avante, 1982.
SADER, E.; GENTILI, P. (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SALDANHA, P. Governo corta repasse para educação básica e esvazia programas. Folha de S. Paulo. São Paulo, 15 jul. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/07/governo-corta-repasse-para-educacao-basica-e-esvazia-programas.shtml

Publicado

2020-06-15

Cómo citar

DAL RI, Neusa. Política, educación y trabajo: qué compromiso ético-político?. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 93–112, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44289. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44289. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

<< < 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.