La Reforma de la Ensenãnza Media:
Cambiar para que quede como está
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62798Palabras clave:
Reforma, Enseñanza, Media, Estado, Educación, CapitalResumen
O Objetivo do presente artigo é, “analisar as possíveis conexões entre a Reforma do Ensino Médio, mais especificamente, o ordenamento proposto pela Lei 13.415/17, as demandas do Capital e as expectativas da burguesia”. Partimos da problematização de que o Estado, procura orientar as alterações no Ensino Médio, no sentido de construir o consenso para as posições da classe dominante, para que, os estudantes das classes subalternas associem a realização de seus sonhos de um futuro melhor, a uma educação atrelada aos interesses do capital, a continuidade dos processos de valorização do valor. Ou seja, que o processo capitalista de produção que os explora, permaneça como horizonte possível no futuro imediato, sem maiores resistências. Por meio de uma revisão bibliográfica, pesquisa de campo e de relatos de experiência, traçamos nossa análise destacando os efeitos Reforma do Ensino Médio, a influência da Estratégia Democrática Popular na Educação, Estado e classes sociais.
Citas
FONTES, Virginia. O Brasil e o Capital-Imperialismo. Rio de Janeiro. UFRJ. 2010
GENNARI, Emílio. Fracasso Escolar: Acidente ou Construção Social? Disponível em: www.conselhodaclasse.blogsdpot.com.br. Acesso em 24. Fev. 2021
_______________. A Educação Nos Tempos de Qualidade Total. Fórum Nacional de Monitores. Vol. 30. Págs 32. 1997
_______________. Estado e Educação. Fórum Nacional de Monitores. Vol. 31. Págs 33. 1997.
IASI, Mauro, FIGUEIREDO, IsabeL M.. NEVES, Vitor. Orgs. A Estratégia Democrático Popular: Um Inventário Crítico.1ª ed. Marília. Lutas Anticapital. 2019. Col. A Revolução Brasileira Em Debate
LAMPEDUSA, Giuseppe Tomasi di, O Leopardo, Ed. CIA das Letras, RJ., 2017
SENADO FEDERAL, LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Senado Federal. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/legislação/listanormas.action?tiponorma=LEI&numero=013415&data=2017&SUBMIT1=Pesquisar. Acesso 10.Mar. 2017.
_______________Impeachment de Dilma Rousseff marca ano de 2016 no Congresso e no Brasil. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado. leg.br/ noticias/ materias/ 2016/ 12/28/impeachment-de-dilma-rousseff-marca-ano-de-2016-no-congresso-e-no-brasil. Acesso em: 17. Fev. 2021
MAX, Karl. O Capital: Critica da Economia Política. Tradução Regis Barbosa e Flávio. R. Kothe 2ª ed. São Paulo. Nova Cultural. 1985. v. 1. Col. Os Economistas.
_________. O Capital: Critica da Economia Política. Tradução Regis Barbosa e Flávio. R. Kothe. 3ª ed. São Paulo. Nova Cultural. 1988. v. 2. Col. Os Economistas.
NEVES, Vitor: Democracia e Socialismo: Carlos Nelson Coutinho e Seu Tempo.1ª ed. Marilia. Lutas Anticapital.. 2019. Col. Revolução Brasileira em debate.
SILVEIRA, Matheus, Cortes na educação em 2019: medida necessária ou retrocesso? Disponível em https://www.politize.com.br/cortes-na-educacao-em-2019/. Acesso em 24. Fev. 2021
SOUZA, Maria Lídia. O Gramsci de Edmundo Fernandes. Ciclo de Estudos: Decifra-me Enquanto Te Devoro. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CJ5TuhdQMQY&t=318s. Acesso em 22. Fev. 2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).