RELAÇÕES DE TRABALHO NO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO EM ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAEs)

Autores/as

  • Amanda Burchert
  • Denise Macedo Ziliotto

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i15.6512

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar aspectos da relação de trabalho existentes em organizações do terceiro setor. A pesquisa se constituiu por uma análise qualitativa e exploratória a partir de entrevistas com gestores de APAEs. Os resultados obtidos indicam a predominância de práticas de contratação e demissão como modalidades de mediação dos vínculos, realizada em parceria com as prefeituras locais. A cedência de servidores pelo município, a ausência de profissionais qualificados na região pesquisada e a identificação dos trabalhadores com as demandas e características das instituições são desafios presentes nestas organizações. Diferentemente do aspecto majoritário do terceiro setor, nas instituições pesquisadas não há membros voluntários em virtude do receio de ações trabalhistas e reduzida articulação da comunidade. Observa-se que a diretoria tem participação efetiva nas decisões, em conjunto com a coordenação pedagógica, e há multifuncionalidade nos processos de trabalho em função do quadro de pessoal restrito.

Biografía del autor/a

Amanda Burchert

Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário La Salle Canoas

Denise Macedo Ziliotto

Doutora em Psicologia Social pela USP. Docente e coordenadora do curso de Gestão de RH no Centro Universitário La Salle Canoas; docente e pesquisadora no programa de pós graduação em Educação na mesma instituição.

Publicado

2017-03-16

Cómo citar

BURCHERT, Amanda; ZILIOTTO, Denise Macedo. RELAÇÕES DE TRABALHO NO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO EM ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAEs). Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 62–79, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i15.6512. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6512. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos