DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i14.6564Resumen
O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referência quatro pesquisas realizadas no período compreendido entre 2007 e 2014, encontradas durante o balanço das produções (busca de pesquisas correlacionadas). Além de alertar sobre a escassez de pesquisas sobre a temática condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando comparadas, as pesquisas apresentam diferenças e semelhanças, evidenciando aspectos recorrentes na rotina diária de professores que atuam em escolas municipais e estaduais de diferentes regiões do Brasil. A partir da leitura das quatro pesquisas e dos resultados por elas apresentados, é possível identificar aspectos recorrentes, como a desvalorização docente, a intensificação do trabalho docente e a flexibilização dos contratos de trabalho, características que se relacionam com a precarização das condições de trabalho docente. Entre os referenciais escolhidos para embasar teoricamente o diálogo proposto, citamos André (2010), Frigotto (2010), Oliveira e Assunção (2010), Borges (2010), Fernandes e Helal (2010) e Marin (2010)Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).