MEMÓRIAS NARRATIVAS DO PROJETO MULHERES DE FORTALEZA: IGUALDADE DE GÊNERO E INCLUSÃO SOCIAL

Autores/as

  • Júlio César Ferreira Lima

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i14.6565

Resumen

No Brasil, a abordagem por gênero revela entraves para inclusão feminina. Mesmo sendo a participação feminina maior que a masculina na aquisição de educação formal, mulheres são discriminadas em relação à inserção no mercado de trabalho. O Projeto Mulheres de Fortaleza (PMF), desenvolvido desde 2007 com mulheres em situação de vulnerabilidade, visa o aumento no nível de escolaridade, diminuição da exclusão econômica e conscientização dos direitos de cidadão. O objetivo geral do trabalho foi compreender a percepção das participantes das duas primeiras turmas acerca do PMF. Em específico foi preciso identificar interpretações sobre inserção e participação nas atividades e detectar ações para melhor aplicabilidade. O trabalho se caracterizou como um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa, a partir da interpretação de depoimentos orais de 26 mulheres. Foi aplicado o método indutivo para se chegar a uma conclusão ampla sobre a eficácia do Projeto. Concluiu-se que entre os pontos positivos estavam discussões sobre cidadania para uma melhor consciência de direitos e deveres, e a aprovação das atividades. Contudo, os resultados também apontaram pontos críticos de melhoria, sugeridos com bastante propriedade pelas participantes.

Biografía del autor/a

Júlio César Ferreira Lima

Mestre em Educação. Coordenador administrativo dos cursos da área de Turismo e Hospitalidade, coordenador do curso de inglês na modalidade a distância do e-Tec Sem Fronteiras e professor de inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Fortaleza. 

Publicado

2017-03-16

Cómo citar

LIMA, Júlio César Ferreira. MEMÓRIAS NARRATIVAS DO PROJETO MULHERES DE FORTALEZA: IGUALDADE DE GÊNERO E INCLUSÃO SOCIAL. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 30–47, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i14.6565. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6565. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos