FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL: O (RE) ENCANTAMENTO DA SALA DE AULA NA ESTEIRA DO PLANO NACIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i9.6616Resumen
Trata da experiência de professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR, na modalidade presencial, em Mossoró/RN. Seu objetivo é analisar as ações pedagógicas de dois professores do PARFOR tendo em conta que as práticas de ensino e de aprendizagem estão sendo construídas a partir do exercício do pensar e do (re) pensar na esteira dessas ações. A metodologia ampara-se nas lições de Paulo Freire de uma pedagogia dialógica cujo caminho permitiu o reconstruir do (re) encantamento dos sujeitos, sobre os saberes da experiência como conscientização e libertação. Resultou em auto conhecimento, no (re) conhecimento de suas potencialidades e simplicidade no/do fazer pedagógico importantes para a Formação Humana e Profissional. Foi possível aproximá-los à uma prática educativa redimensionando saberes e fazeres em formação. O PARFOR apresenta uma via positiva, teórica e prática, para os professores no que diz respeito à formação continuada, a melhoria da qualidade de ensino e ao resgate da dignidade humana ao permitir ação, intervenção e transformação dos professores, e da comunidade local, da Rede Municipal e Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).