TRABALHO E EDUCAÇÃO: A REPRODUÇAO DO CAPITAL PELO ENSINO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i9.6617Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar o trabalho como categoria fundante do ser social. Atividade humana, em seu sentido ontológico, diferencia o homem dos demais animais, ao transformar a natureza, humaniza o próprio homem. Abordamos neste estudo a questão do trabalho e suas alterações no decorrer da história da humanidade, destacando a época de consolidação do sistema capitalista, visto que, dentro deste sistema, o homem passou a ser apenas força de trabalho e a prévia ideação humana reduzida ao ato de produção. Para tanto, apresentamos o pensamento de alguns autores clássicos do marxismo como Ivo Tonet, Sergio Lessa e István Mészáros os quais abordam a questão do capitalismo e suas relações, principalmente as que permeiam o âmbito das discussões sobre a educação numa sociedade dividida em classes, e busca formas de manter as desigualdades sociais. Sendo a educação uma das formas de reprodução da sociedade capitalista, apresentamos neste estudo o ensino profissional como assegurador da preparação da força de trabalho, garantindo por meio da educação a manutenção do próprio sistema.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).