A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE SOCIÓLOGOS FRANCESES AO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR BRASILEIRA

Autores

  • Liliane Pereira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i7.6703

Resumo

Este artigo aborda o fenômeno histórico e atual da violência escolar, que a partir da década de 1980, no Brasil, vem sendo discutido e adquirindo grande importância para pesquisadores de diversas áreas. Nele a violência considerada não é a do ato praticado no sentido de agressão física, mas a violência simbólica, conceito criado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, segundo o qual a ação pedagógica é objetivamente estruturada e impõe um arbitrário cultural de um grupo de classe a outro grupo de classe. Analisando o fenômeno da violência simbólica é possível identificar sua presença no contexto histórico escolar brasileiro.

Biografia do Autor

Liliane Pereira de Souza

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Curso Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Especialista em Recursos Humanos e Graduada em Administração pelo Instituto Campo Grande de Ensino Superior.

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Publicado

2017-03-25

Como Citar

SOUZA, Liliane Pereira de. A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE SOCIÓLOGOS FRANCESES AO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR BRASILEIRA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 20–34, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i7.6703. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6703. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos