FLEXIBILIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO LABORAL: MANIFESTAÇÕES DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHADOR

Autores/as

  • Camila Alves Lima
  • Edgla Maria Costa Barros
  • Cássio Adriano Braz de Aquino

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i7.6708

Resumen

Os termos flexibilização e intensificação laboral tem sido abordados, muitas vezes, como equivalentes à precarização. Percebemos esses conceitos como distintos e consideramos que a intensificação e a flexibilização se configuram como consequências de um processo generalizado de vulnerabilização das condições de trabalho, característico das últimas décadas. Partindo de tais pressupostos, o objetivo deste artigo é apresentar a flexibilização e a intensificação, marcas do atual cenário laboral, como manifestações do processo de precarização do trabalho. Para atingir esse propósito, teceremos considerações e reflexões históricas sobre o surgimento dos fenômenos em questão, sobretudo, a partir dos processos de reestruturação produtiva da década de 1970. Partiremos de um breve resgate histórico, que possibilite compreender o momento atual, e posteriormente traremos concepções antagônicas do termo flexibilização. Por fim, apresentaremos tal processo como uma oportunidade para intensificação do trabalho e os consequentes danos que acarreta ao trabalhador.

Biografía del autor/a

Camila Alves Lima

Mestranda em Psicologia pela UFC.

Edgla Maria Costa Barros

Mestranda em Psicologia pela UFC.

Cássio Adriano Braz de Aquino

Doutor em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid e Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Publicado

2017-03-25

Cómo citar

LIMA, Camila Alves; BARROS, Edgla Maria Costa; AQUINO, Cássio Adriano Braz de. FLEXIBILIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO LABORAL: MANIFESTAÇÕES DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHADOR. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 102–125, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i7.6708. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6708. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a