A CONTABILIDADE DA DESAPROPRIAÇÃO: UM EXAME PRELIMINAR SOBRE O CIRCUITO INFERIOR DA EXPANSÃO URBANA DA METRÓPOLE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i4.9279Resumen
No final da década de 2000, com a iminência da construção de mais um trecho do Rodoanel Mário Covas, seu trecho Norte, viabilizado por recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC para o transporte, a questão dos fundos de consumo, isto é, dos espaços periurbanos da metrópole paulista, ganhou importância para os agentes do capital atuantes no espaço urbano. Em 2007, foram realizadas entrevistas com a Defesa Civil da sub-prefeitura Brasilândia-Freguesia do Ó e com o sub-prefeito de Jacanã- Tremembé. Também foram realizados trabalhos de campo, nesse mesmo ano, em áreas dessas referidas sub-prefeituras e também na região da “Cratera” e “Colônia”, na zona sul de São Paulo, região conhecida como Parelheiros. Esses campos e entrevistas foram realizados com o objetivo de se observar a questão da urbanização periurbana da Metrópole de São Paulo e sua relação com áreas legalmente protegidas. O texto a seguir é composto de informações extraídas dessas fontes secundárias reforçadas por dados oficiais e estruturado a partir de determinados referenciais teóricos da geografia crítica contemporânea.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).