FERRAMENTAS SUBJETIVAS EM UMA METODOLOGIA SICOEDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i1.6673Resumo
No contexto contemporâneo, percebe-se uma dinâmica nas relações capitalistas de produção, direcionadas às solicitações do mercado de trabalho, sem atentar às necessidades humanas dos trabalhadores. Desse modo, o presente estudo relaciona-se ao debate em torno da formação humana, apresentando dados de uma investigação realizada junto a trabalhadores, por meio do Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos (MC), método agraciado com o Prêmio ILÍMITA 2005 de Fomento à Leitura na América Latina e no Caribe. O MC é uma abordagem psicoeducativa de desenvolvimento humano, que por meio dos múltiplos modos de expressão da palavra, objetiva desvelar potenciais subjetivos dos indivíduos. A investigação teve como intuito verificar as repercussões da utilização desse Método no desenvolvimento humano de trabalhadores de uma grande organização nacional. Foi uma investigação qualitativa de abordagem etnográfica, sendo utilizados como instrumentos para a coleta de dados a observação participante, entrevistas reflexivas e semiestruturadas. Foram realizados oito encontros semanais em um período de dois meses com o grupo de trabalhadores. Verificou-se que os trabalhadores, integrantes do grupo, compartilharam ferramentas subjetivas trazidas consigo, encontrando um espaço seguro para se manifestarem, contemplando as diversificadas expressões humanas. Desse modo, o presente estudo objetivou contribuir à formulação de uma proposta psicoeducativa de formação humana voltada à classe trabalhadora.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).