A ADESÃO DA VENEZUELA AO MERCOSUL: O MANIFESTO DA EXPANSÃO INTEGRACIONISTA
Palavras-chave:
Mercosul, Adesão de Venezuela ao Mercosul, Tratados Internacionais, Expansão IntegracionistaResumo
O presente artigo trata do processo de adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul cujo marco inicial foi a XXIX Conferência do Mercosul, sediada na cidade de Montevidéu, em dezembro de 2005, ocasião na qual lhe foi outorgado o status de Estado membro em processo de adesão, por meio da subscrição do Acordo Quadro para a Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul.Referências
ALMEIDA, Paulo Roberto. O Mercosul no contexto regional e internacional. São Paulo: Aduaneiras, 1993.
BRASIL. Carta Rogatória 8.279-AgR, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 10/08/00.
_______. Exposição de Motivos nº 00453 do Ministério de Relações Exteriores. Disponível em <http://www.camara.gov.br> (Projetos de Lei e outras proposições – MSC – 82/2007). Acesso em: 12 de abril de 2007.
MEDEIROS, Antônio Paulo Cachapuz de. O poder de celebrar tratados. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1995.
FLORÊNCIO, Sérgio Abreu e Lima, ARAÚJO, Ernesto Henrique Fraga. MERCOSUR, proyecto, realidad y perspectivas. Trad. Maria del Carmen hernández Gonçalves. Brasilia:Vest-Con, 1997.
_____________. Mercosul hoje. São Paulo: Alfa Omega, 1996.
GUIMARÃES, Samuel Pinheiro (org.). Brasil e Venezuela: esperanças e determinações na virada do século. In: VISENTINI, Paulo G. Fagundes. Venezuela e Brasil na Política Internacional: um ensaio exploratório. Brasília: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais: Fundação Alexandre Gusmão, 1995
DREYZIN KLOR, Adriana. El Mercosur: Generador de una nueva fuente de Derecho Internacional Privado. Buenos Aires: Zavalia, 1997.
LOCATELI, Claudia Cínara. Mercosul: Tribunal Arbitral ou Permanente? Curitiba: Juruá, 2003
MENEM, Carlos Saúl. Que é o Mercosul? Trad. Ana Maria Merlino. Buenos Aires: Ciudad Argentina, 1996.
MERCOSUL. Decisão MERCOSUR/CMC/DEC. Nº 01/07. Disponível em <http://www.mercosur.int>. Acesso em: 10. 09. 2007.
_____ . Decisão MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 18/04. Disponível em <http://www.mercosur.int>. Acesso em: 10. 01. 2007.
_____. Decisão MERCOSUL/CMC/DEC Nº 23/05. Disponível em <http://www.mercosur.int>. Acesso em: 10. 01. 2007.
REZEK, J. F. Direito Internacional Público.Curso elementar. São Paulo: Saraiva, 2002, 9ª ed.
VENEZUELA. Constitución de la República Bolivariana da Venezuela. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 12.04.2007.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.