DO ROMANTISMO LITERÁRIO AO NATURALISMO IMAGÉTICO, UM PASSEIO SOBRE “INOCÊNCIA”: DO TEXTO DE TAUNAY AO FILME DE WALTER LIMA JÚNIOR

Autores

  • Sarah Carneiro Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Régis Frota Araújo Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Adaptação cinematográfica, Narratologia, Diegese, Narração, ficção e texto, Visconde de Taunay, Walter Lima Junior

Resumo

Este artigo pretende fazer uma incursão comparativa entre as linguagens literária e filmográfica de um relato oitocentista da ficção sertanista brasileira, em concreto, o romance Inocência, de Visconde de Taunay, de 1872, e sua adaptação cinematográfica homônima, que teve direção artística do cinemanovista Walter Lima Jr., mais de um século depois, em 1983, procurando fazer reflexões sobre o texto literário mencionado e caracterizar as especificidades de cada discurso, o literário e o cinematográfico, a partir dos caracteres típicos de cada discurso, ou seja, da narração, da ficção e da criação do texto de cada um desses meios artísticos, consoante a análise diegética de Ives Reuter visando compreender as conseqüências teóricas, práticas e estéticas de cada mudança fundamental da abordagem.

Biografia do Autor

Sarah Carneiro Araújo, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Direito da UFC. Professora substituta de Direito Ambiental da UFC.

Francisco Régis Frota Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professor da disciplina Direitos fundamentais, cinema e Literatura na pós-graduação da UFC.

Referências

ARAUJO, Francisco Regis Frota. Terra em transe. S. Paulo/Rio de Janeiro/Fortaleza: Editora ABC Fortaleza, 2007.

________________. Meios e Mensagens: história da Comunicação. Sobral: Edições UVA, 2006.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 46 edição. São Paulo: Editora Cultrix, 1994.

BRANDT, Per Aage. La diegesis, in Prada Oropeza Renato. Linguistica y Literatura. Xalapa, Mexico: Univ. Veracruzana: 1978.

BARTHES, Roland. Introduction a l’analyse estructurale des récits, (1966) em R. Barthes e outros, “Poétique du récit”, Paris: Le seuil, 1977.

COUTINHO, Fernanda. Inocência de V de Taunay, Fortaleza: ABC editora, 1999.

DAVID, Lodge. Mimesis and Diegesis in modern Fiction in Essentials of the Theory of Fiction, org. por Michael J. Hoffman e Patrick D. Murphy. 2 ed. 1996.

GENETTE, G. Figures III ( 1972), id.: Nouveau discurs du récit: 1983.

JOFRE, Manuel Alcides. Analysis textual de la diegesis. Alpha: Revista das artes, letras y Filosofia. 1987.

LACERDA, Gabriel. O Direito no Cinema, Rio de Janeiro: FGV, 2007.

METZ, Christian. Ensayos sobre la significación en el cine. Buenos Aires: Editorial Tiempo Contemporâneo, 1972.

MOISÉS, Maussad. História da Literatura Brasileira, vol. 1, São Paulo: Cultrix/ EDUSP 1984.

MONTENEGRO, Braga. Graciliano Ramos, considerações à margem de uma tese, in GR: reflexos de sua personalidade na Obra, Fortaleza: editora UFC. 1998.

MORAES, Denis de. O Velho Graça, uma biografia de Graciliano Ramos. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1992.

RAMOS, Graciliano: São Bernardo. 88 edição. Rio de Janeiro: Record Editora, 2009.

REIS, Zenir Campos. Tradição e traição apud Visconde de Taunay, Inocência, S. Paulo: editora Ática, 1974.

SARLO, Beatriz/ Jorge La Ferla/ Rafael Filippeli/ Eduardo Gruner e David Oubiña. Jean Luc Godard: El pensamiento del cine- cuatro miradas sobre Histoire(s) du cinema. Buenos Aires: Paidós, 2005.

SOURIAU, Étienne: (org): L’Univers filmique: 1953.

TAUNAY, Visconde de. Inocência, S. Paulo: Martin Claret Edit, 2004.

________________. Inocência. S. Paulo: Ática editora, 1974.

________________. Inocência. Fortaleza: ABC editora, 2007.

Downloads

Edição

Seção

Doutrina Nacional