DO ROMANTISMO LITERÁRIO AO NATURALISMO IMAGÉTICO, UM PASSEIO SOBRE “INOCÊNCIA”: DO TEXTO DE TAUNAY AO FILME DE WALTER LIMA JÚNIOR
Palavras-chave:
Adaptação cinematográfica, Narratologia, Diegese, Narração, ficção e texto, Visconde de Taunay, Walter Lima JuniorResumo
Este artigo pretende fazer uma incursão comparativa entre as linguagens literária e filmográfica de um relato oitocentista da ficção sertanista brasileira, em concreto, o romance Inocência, de Visconde de Taunay, de 1872, e sua adaptação cinematográfica homônima, que teve direção artística do cinemanovista Walter Lima Jr., mais de um século depois, em 1983, procurando fazer reflexões sobre o texto literário mencionado e caracterizar as especificidades de cada discurso, o literário e o cinematográfico, a partir dos caracteres típicos de cada discurso, ou seja, da narração, da ficção e da criação do texto de cada um desses meios artísticos, consoante a análise diegética de Ives Reuter visando compreender as conseqüências teóricas, práticas e estéticas de cada mudança fundamental da abordagem.Referências
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