EXECUÇÃO FISCAL ADMINISTRATIVA E DEVIDO PROCESSO LEGAL
Palavras-chave:
Execução fiscal administrativa, Devido processo legalResumo
Este artigo analisa o projeto de lei referente à criação da execução fiscal administrativa no Brasil, demonstrando sua viabilidade, caso observem-se as normas do devido processo legal administrativo.Referências
CAVALCANTE, Denise Lucena. Processo administrativo fiscal federal. Revista NOMOS. Vol. 24. Fortaleza: LCR, 2005.
LUMBRALES, Nuno B. M. Sobre a promoção da execução fiscal pelos serviços de finanças. Fiscalidade - Revista de Direito e Gestão Fiscal. N.18. Lisboa: Instituto Superior de Gestão Fiscal. 2004.
MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. 2. ed. revista e atualizada, São Paulo: Revista dos tribunais, 1998.
NUNES, Walter. Execução fiscal deve ser feita por Fisco e não por juiz. Entrevista feita por Lilian Matsuura. Revista Consultor Jurídico, 27 de agosto de 2006.
PÉREZ DE AYALA, José Luis. Montesquieu y el derecho tributario moderno. Madrid: Dykinson, 2001.
PESSOA, Robertônio Santos Curso de direito administrativo moderno. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
SUNDFELD, Carlos Ari. Direito administrativo ordenador. São Paulo: Malheiros, 1993.
SZKLAROWSKY, Leon Frejda. PRUDENTE, Antônio Souza.Execução administrativa do crédito da Fazenda Pública. Revista eletrônica Jus Navigandi Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1322 . Acesso em 1/3/2007.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.