DO ROMANTISMO LITERÁRIO AO NATURALISMO IMAGÉTICO, UM PASSEIO SOBRE “INOCÊNCIA”: DO TEXTO DE TAUNAY AO FILME DE WALTER LIMA JÚNIOR

Authors

  • Sarah Carneiro Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Régis Frota Araújo Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Adaptação cinematográfica, Narratologia, Diegese, Narração, ficção e texto, Visconde de Taunay, Walter Lima Junior

Abstract

Este artigo pretende fazer uma incursão comparativa entre as linguagens literária e filmográfica de um relato oitocentista da ficção sertanista brasileira, em concreto, o romance Inocência, de Visconde de Taunay, de 1872, e sua adaptação cinematográfica homônima, que teve direção artística do cinemanovista Walter Lima Jr., mais de um século depois, em 1983, procurando fazer reflexões sobre o texto literário mencionado e caracterizar as especificidades de cada discurso, o literário e o cinematográfico, a partir dos caracteres típicos de cada discurso, ou seja, da narração, da ficção e da criação do texto de cada um desses meios artísticos, consoante a análise diegética de Ives Reuter visando compreender as conseqüências teóricas, práticas e estéticas de cada mudança fundamental da abordagem.

Author Biographies

Sarah Carneiro Araújo, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Direito da UFC. Professora substituta de Direito Ambiental da UFC.

Francisco Régis Frota Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professor da disciplina Direitos fundamentais, cinema e Literatura na pós-graduação da UFC.

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Issue

Section

Doutrina Nacional