A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO MARXISTA PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE SOCIOAMBIENTAL CONTEMPORÂNEA
Keywords:
Alienação. Capitalismo. Marxismo ecológico. Crise sociambiental.Abstract
A partir das contribuições do pensamento marxista o presente trabalho busca demons-trar que a degradação dos recursos naturais (natureza), bem como a alienação do homem a partir dos tempos modernos, originam-se do somatório do modo de produção capitalista com a ideologia antropocentrista desenvolvida ao longo dos séculos. Desse modo, visa apontar que a concentração da população nos meios urbanos faz com que haja obstáculos na relação entre o homem e o meio natural, o que gera a degradação ambiental, por não haver retorno à própria natureza dos elementos naturais extraídos pelo próprio homem.
Downloads
Issue
Section
Doutrina Nacional
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.