A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO MARXISTA PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE SOCIOAMBIENTAL CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Sérgio Augustin Universidade Federal do Paraná
  • Natacha John Universidade de Caxias do Sul
  • Sieli Pontalti Universidade de Caxias do Sul

Palabras clave:

Alienação. Capitalismo. Marxismo ecológico. Crise sociambiental.

Resumen

A partir das contribuições do pensamento marxista o presente trabalho busca demons-
trar que a degradação dos recursos naturais (natureza), bem como a alienação do homem a partir dos tempos modernos, originam-se do somatório do modo de produção capitalista com a ideologia antropocentrista desenvolvida ao longo dos séculos. Desse modo, visa apontar que a concentração da população nos meios urbanos faz com que haja obstáculos na relação entre o homem e o meio natural, o que gera a degradação ambiental, por não haver retorno à própria natureza dos elementos naturais extraídos pelo próprio homem.

Biografía del autor/a

Sérgio Augustin, Universidade Federal do Paraná

Doutor pela Universidade Federal do Paraná, coordenador do Programa de Pós Graduação (Mestrado Acadêmico em Direito) da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é membro da Comissão de Minter/Dinter e da Comissão de APCNs na Área do Direito junto a atual gestão da CAPES/Ministério da Educação (desde julho 2011). É juiz de Direito no Estado do Rio Grande do Sul.

Natacha John, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Direito (UCS), área de concentração em Direito Ambiental e Sociedade, na linha de pesquisa Direito Ambiental e Novos Direitos. Graduada pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Integrante do grupo de pesquisa “Alfabetização Ecológica, Cultura e Jurisdição: uma incursão pelas teorias da decisão” na UCS. Advogada.

Sieli Pontalti, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Direito (UCS), área de concentração em Direito Ambiental e Sociedade, na linha de pesquisa Direito Ambiental e Novos Direitos.Graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Consultora e projetista ambiental.

Número

Sección

Doutrina Nacional