PROTEÇÃO DA CULTURA OU PROTEÇÃO DA FAUNA? UMA ANÁLISE DA FARRA DO BOI À LUZ DA PONDERAÇÃO E DA JURISPRUDÊNCIA DO STF
Palabras clave:
Farra do boi, Manifestação cultural, Proteção à fauna, ProporcionalidadeResumen
A farra do boi é uma manifestação cultural presente em cidades litorâneas do estado de Santa Catarina, cuja origem está ligada a costumes de tauromaquia dos colonizadores lusitanos e açorianos. É uma das tradições folclóricas que compõem o ciclo do boi no Brasil, a exemplo das vaquejadas nordestinas e dos rodeios gaúchos. Consiste em soltar um boi e provocá-lo das mais diversas formas, que vão da moléstia física à psíquica, de maneira a persegui-lo até a completa exaustão, quando então é sacrificado e sua carne é rateada entre os farristas. O presente artigo propõe-se a analisar o caso emblemático da farra do boi, especialmente no que diz respeito ao dilema jurídico consubstanciado no conflito entre normas de direitos fundamentais, i.e., proteçãoao patrimônio cultural versus proteção à fauna. O ensaio analisa o conceito de patrimônio cultural a partir de uma construção sociojurídica e do artigo 216 da CF/88, assim como o conceito de fauna, o significado constitucional de crueldade e o regime jurídico da proteção à fauna inserto no artigo 225, VII, §1º da CF/88. A farra do boi é enfocada sob um ponto de vista histórico e antropológico, até as suas repercussões na mídia e entre grupos de ambientalistas a partir de 1987. Discute-se ainda a Lei nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais e a paradigmática decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o folguedo popular, à luz da máxima da proporcionalidade e da ponderação de direitos.Citas
ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008.
BAHIA, Carolina Medeiros. A Farra do Boi à luz do princípio da proporcionalidade. In: LEITE, José Rubens Morato; BELLO FILHO, Ney de Barros (Org.). Direito Ambiental Contemporâneo. Barueri: Manole, 2004.
_____________. O caso da farra do boi no Estado de Santa Catarina: colisão de direitos fundamentais. In: MOLINARO, Carlos Alberto et al (Org.). A dignidade da vida e os direitos fundamentais para além dos humanos: uma discussão necessária. Belo Horizonte: Fórum, 2008.
BASTOS, Rafael José de Menezes. Introdução. In: BASTOS, Rafael José de Menezes. (Org.). Dionísio em Santa Catarina: ensaios sobre a farra do boi. Florianópolis: EdUFSC,1993.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. Tradução de Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 2006.
CUNHA FILHO, Francisco Humberto. Cultura e Democracia na Constituição Federal de 1988. A representação de interesses e sua aplicação ao programa nacional de apoio à cultura. Rio de Janeiro: Letra Legal, 2004.
______________. Direitos Culturais como Direitos Fundamentais no Ordenamento Jurídico Brasileiro. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.
DIAS, Edna Cardozo. A tutela jurídica dos animais. Belo Horizonte: Mandamentos, 2000.
FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 9.ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2008.
FLORES, Maria Bernardete Ramos. A farra do boi: entre o mito e o fantástico, riso rabelaisiano. In: BASTOS, Rafael José de Menezes. (Org.). Dionísio em Santa Catarina: ensaios sobre a farra do boi. Florianópolis: EdUFSC, 1993.
______________. A farra do boi: palavras, sentidos, ficções. Florianópolis: EdUFSC, 1997.
FREITAS, Vladimir Passos de; FREITAS, Gilberto Passos de. Crimes contra a natureza: de acordo com a Lei 9.605/98. 8.ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os des(caminhos) do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2000.
HODGES, Cyntia. The link: cruelty to animals and violence towards people. Michigan State University College of Law, Michigan. Disponível em: <http://www.animallaw. info/articles/arus2008hodges_link.htm>. Acesso em: 22 dez. 2010.
LACERDA, Eugênio Pascele. Farra do Boi: a história e a polêmica. In: BASTOS, Rafael José de Menezes. (Org.). Dionísio em Santa Catarina: ensaios sobre a farra do boi. Florianópolis: EdUFSC, 1993.
LEITE, José Rubens Morato; AYALA, Patrick de Araújo. Direito Ambiental na sociedade de risco. 2.ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
LEVAI, Laerte Fernado. Direito dos Animais. 2.ed. rev. ampl. e atual. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2004.
LOPES, Ana Maria D’ávila; JUCÁ, Roberta Laena Costa. Redefinindo e promovendo os direitos fundamentais culturais. In: CUNHA FILHO, Francisco Humberto; TELLES, Mário Ferreira de Pragmácio; COSTA, Rodrigo Vieira. (Org.). Direito, Arte e Cultura. Fortaleza: Sebrae/Ce, 2008.
MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo: meio ambiente, consumidor, patrimônio cultural, patrimônio público e outros interesses. 18.ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2005.
PEREIRA, Suelena Werneck. Dominação e crueldade: articulações e distinções. Cad. Psicanál. –SPCRJ, Rio de Janeiro, v.23, n.26, p.233-257, 2007.
PM flagra farra do boi em Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina. Diário Catarinense Online, Florianópolis, 15 mar. 2010. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/ diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a2838819.xml>. Acesso em: 19 dez. 2010.
RODRIGUES, Danielle Tetü. O Direito & os Animais: uma abordagem ética, filosófica e normativa. 2.ed. Curitiba: Juruá, 2009.
RODRIGUES, Francisco Luciano Lima. Conceito de patrimônio cultural no Brasil: do conde de Galvéias à Constituição Federal de 1988. In: MARTINS, Clerton (Org.). Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.
SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Algumas notas sobre a dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana e sobre a dignidade da vida em geral. In: MOLINARO, Carlos Alberto et al (Org.). A dignidade da vida e os direitos fundamentais para além dos humanos: uma discussão necessária. Belo Horizonte: Fórum, 2008.
SERRA, Ordep J. Trindade. O touro no mediterrâneo: reflexões sobre simbolismo e ritual. In: BASTOS, Rafael José de Menezes. (Org.). Dionísio em Santa Catarina: ensaios sobre a farra do boi. Florianópolis: EdUFSC, 1993.
SERRES, Michel. O contrato natural. Tradução de Serafim Ferreira. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 4.ed. 2.tir. São Paulo: Malheiros, 2003.
_____________. Ordenação Constitucional da Cultura. São Paulo: Malheiros, 2001.
SILVA, José Robson da. Paradigma biocêntrico: do patrimônio privado ao patrimônio ambiental. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
SILVÉRIO, Valter Roberto. O multiculturalismo e o reconhecimento: mito e metáfora. Revista USP, São Paulo, n.42, p.44-55, jun./ago. 1999.
SIRVINSKAS, Luís Paulo. Tutela constitucional do meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2008.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.