VISÕES CONVERGENTES ENTRE FORMANDOS DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E MAGISTRADOS EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Palabras clave:
Graduação, Especialização, Aperfeiçoamento, Magistrados, Intersubjetividade.Resumen
Este ensaio analisa depoimentos de formandos de um curso de graduação em Direito e de magistrados que freqüentaram cursos de especialização e aperfeiçoamento lato sensu. Nele mostram-se convergências entre as visões desses dois tipos de depoentes sobre aspectos comuns da formação recebida. A constatação básica é que elementos do processo ensino-aprendizagem, que estão presentes há muito tempo na formação dos profissionais da área jurídica, ainda persistem nas experiências vivenciadas pelos participantes do estudo. Levanta-se, ainda, a questão da existência de intersubjetividade em pesquisas predominantemente qualitativas.Citas
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. 2 ed. Trad. Juvenal Haline Júnior. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
BASTOS, Aurélio Wander. O ensino jurídico no Brasil e as suas personalidades históricas – Uma recuperação de seu passado para reconhecer seu futuro. In: OAB: 170 anos de cursos jurídicos no Brasil. Brasília: OAB, Conselho Federal, 1997.
DE VASCONCELOS, Abner Carneiro Leão. História Jurídica do Ceará. 2. ed. Fortaleza: Imprensa Oficial do Ceará - IOCE, 1987, p. 44-45.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método:traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. vol. I, Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: [s.ed], 1997.
GLASER, Marcelo. A realidade e o quantum. Folha de São Paulo, Caderno Mais!, Domingo, 5 jan. 2003.
HUSSERL, Edmund. A idéia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1990.
MARTIN, H. Ser e tempo. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento Complexo. 2 ed.Trad. Dulce Matos. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
PAIM, Antônio. História das idéias filosóficas no Brasil. São Paulo: Convívio, 1984.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar, 13 ed. São Paulo: Autores Associados, 1993.
RICOEUR, P. Hermeneutics and the human sciences: essays on language, action and interpretation. Trad. John B. Thompson. New York: Cambridge University Press, 2005.
ROCHA, Leonel Severo. A Racionalidade Jurídica e o Ensino Jurídico. In: Ordem dos Advogados do Brasil. Conselho Federal. Ensino jurídico OAB: Diagnóstico, perspectivas e propostas. Brasília: OAB, 1992, p.182-183.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.