O RACISMO E A QUESTÃO RACIAL NAS INTERPRETAÇÕES DO BRASIL
Palabras clave:
Racismo. Democracia Racial. Pobreza. Identidade NacionalResumen
O presente estudo visa abordar como, ao longo dos anos, as diferentes concepções intelectuais trataram o fenômeno étnico racial no Brasil. Abordando as três vertentes fundamentais: o racismo cientifico do século XIX, a teoria hegemônica na atualidade que é o mito da democracia racial e a concepção estruturalista da pobreza, a partir do estudo de raça. A população negra no país segue marginalizada e o racismo se apresenta como um dos fatores fundamentais, mas não o único explicativo desta realidade. A tese da democracia racial brasileira manteve escondido o preconceito que contribuiu para que os negros fossem vistos como culpados por suas condições econômicas periféricas.
Citas
ANDREWS, George Reid. América Afro-Latina (1800-2000). Trad. Magda Lopes. São Carlos,SP: EdUFSCar, 2007.
BASTOS, Elide Rugai. Gilberto Freyre e a Questão Nacional em: MORAES, Regianldo, ANTUNES, Ricardo e FERRANTE, Vera. Inteligência Brasileira ed. Brasiliense, 1986.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis para uma sociologia do dilema brasileiro ed. Racco: Rio de Janeiro, 1997.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes: o legado da “raça branca”. São Paulo, ed. Globo, 2008.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da economia brasileira sobre a economia patriarcal. São Paulo: Global, 2003.
GOULD, Stephen Jay. A Falsa Medida do Homem. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2014.
LEVI-STRAUSS, CLAUDE. Raça e Classe. In: Antropologia Estrutural II Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976.
LOMBROSO, Cesare. O Homem Delinquente. São Paulo: Ícone, 2013.
OLIVEIRA VIANNA. Populações Meridionais no Brasil. Brasília, Conselho editorial do Senado federal, 2005.
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 5º ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
PETRUCELLI, José Luis. Doutrinas francesas e o pensamento racial brasileiro, 1870-1930 Estudos Sociedade e Agricultura, 7, dezembro 1996.
SERAFIM, Jhonata Goulart e AZEREDO, Jeferson Luiz. A (des) criminalização da cultura negra nos Códigos de 1890 e 1940. Em Amicus Curiae V.6, N.6 (2009), 2011.
SANTOS, Joel Rufino dos. O que é Racismo; Coleção Primeiros Passos, ed Brasileiense, 1984.
SOUZA, Jesse. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2003.
VITA, ALVARO DE. Sociologia da Sociedade Brasileira. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.