Editorial

Autores

  • Silas José de Paula Universidade Federal do Ceará

Resumo

A implantação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC na Universidade Federal do Ceará levou o grupo de pesquisadores do Curso a lançar a publicação “Passagens”. Trata-se da necessidade de aprofundar os debates no âmbito de um projeto que se inicia e ampliar a relação com outros pesquisadores da área. Como Barthes, acreditamos no texto como um campo metodológico e necessário ao momento contemporâneo cada vez mais complexo, tendo em vista o fato das fronteiras que pareciam separar as áreas de conhecimento estarem sendo rearticuladas pela convergência midiática de uma forma cada vez mais profunda.

A revista é semestral e está voltada, prioritariamente, para as duas linhas do mestrado – a) Mídias e Práticas Socioculturais e b) Fotografia e Audiovisual – e pretende contemplar em seu espaço contribuições de pesquisadores que atuem nesta área. No entanto, possibilitará em edições especiais contribuições científicas que têm como objeto teórico a comunicação em suas diferentes abordagens, o que inclui as novas tecnologias da comunicação em seus aspectos políticos, econômicos, culturais, artísticos e históricos.

Partimos do pressuposto de que a mídia não é só um conjunto de materiais, um aparato, ou um código de mediação entre os indivíduos, mas uma instituição social complexa que contém indivíduos e é constituída por uma história de práticas, rituais, hábitos, habilidades e técnicas, além de espaços e um conjunto de objetos. O argumento de William Mitchell é pertinente neste processo: a vida mental (memória, imaginação, fantasia, sonho, percepção, cognição) é mediada e incorporada no espectro da mídia material. Nossa relação com a mídia é mútua e recíproca: nós a criamos e elas nos criam.

Para este primeiro número foram convidados autores nacionais e estrangeiros para que possamos manter um olhar cosmopolita sobre as transformações que acontecem nos processos de comunicação que são partes fundamentais de, praticamente, todo aspecto da vida social humana. Além disso, a revista reservará sempre um espaço para um artigo de alunos do PPGC.

Os próximos números estarão abertos a contribuições de outros pesquisadores que queiram participar dos debates propostos aqui.

Biografia do Autor

Silas José de Paula, Universidade Federal do Ceará

Doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra (1996). Professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É fotógrafo e faz parte do programa de pós-graduação em Comunicação atuando na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual. Coordena o grupo de pesquisa em Cultura Visual.

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

de Paula, S. J. (2010). Editorial. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 1(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1156

Edição

Seção

Editorial