Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Passagens é uma publicação em fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). O objetivo do periódico é discutir o significado das práticas comunicativas tanto no campo profissional, quanto na pesquisa, a fim de promover e divulgar o conhecimento científico e técnico na área de Comunicação, com enfoque especial sobre as práticas socioculturais engendradas pelas mídias atuais e na análise crítica das linguagens fotográfica e audiovisual. A Comissão Editorial da revista Passagens exige originalidade nos artigos submetidos, tanto em fluxo contínuo quanto em dossiês (números especiais). A autoria pode ser individual ou coletiva, com pelo menos um autor com título de Doutor ou Mestre. Mestrandos podem submeter artigos e ensaios, desde que haja um autor doutor assinado. A resenha pode ser assinada por mestrandos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Este periódico usa em seu processo de avaliação o Double Blind Peer Review, que é a omissão das identidades de autores e revisores no parecer de originais.
Os originais submetidos à revista devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão recusadas.
Todos os manuscritos a serem considerados para publicação na Passagens devem ser submetidos exclusivamente por via eletrônica. Para submeter artigos é necessário prévio cadastro através do link: Registro.
Para os que já possuem cadastro, somente serão aceitas submissões eletrônicas dos artigos, no seguinte endereço: Login.
Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status do mesmo durante todo o processo editorial. Essa forma de submissão garante maior rapidez e segurança na submissão do seu manuscrito, agilizando o processo de avaliação.
Em relação a reenvio e revisões, a revista diferencia entre:
- Manuscritos que foram rejeitados;
- Manuscritos que serão reavaliados após a realização das correções que forem solicitadas aos autores.
No caso de reenvio, o autor é informado que seu trabalho foi rejeitado e se desejar que os editores reconsiderem tal decisão, o autor poderá fazer as alterações que julgar necessárias e reenviá-las. Contudo, será uma nova submissão, portanto, será gerado um novo número para o manuscrito no sistema.
Em caso de revisão, o autor deve refazer e/ou alterar seu manuscrito com base nas recomendações e sugestões dos revisores. Em seguida, o autor deve devolver o arquivo para uma segunda análise, não se esquecendo de informar o mesmo número atribuído para o manuscrito, para que assim possamos informar o parecer final (aceitação ou rejeição).
Serão enviadas provas ao autor correspondente para que o texto seja cuidadosamente conferido. Mudanças ou edições ao manuscrito editado não serão permitidas nesta etapa do processo de edição. Os autores deverão devolver as provas corrigidas dentro do prazo máximo de cinco dias úteis após serem recebidas.
Os artigos aceitos comporão os números da revista obedecendo ao cronograma em que foram submetidos, revisados e aceitos ou ainda a critério do corpo editorial.
Não serão permitidas inserções de autores ou coautores em artigos submetidos, editados ou publicados.
Periodicidade
Fluxo contínuo e Dossiês (números especiais)
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Taxas de processamento de artigos
A Revista Passagens não cobra nenhuma taxa de processamento de artigo e tampouco pelos manuscritos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
ISSN
2179-9938
QUALIS (Quadriênio 2017-2020)
B3