O enquadramento e o fora de campo em Videogramas de uma revolução
Palavras-chave:
Videogramas de uma revolução, mise-en-scène, enquadramento, fora de campo.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o enquadramento e o fora de campo em Videogramas de uma revolução (Harun Farocki e Andrei Ujica, 1991/1992) a partir de três gestos marcantes no filme: a mise-en-scène do poder ditatorial, as imagens amadoras e a tomada da emissora estatal pelos manifestantes. A partir da definição de Gilles Deleuze de enquadramento e fora de campo, procuramos demonstrar como se dá a vinculação entre as mises-en-scène e seus componentes por meio desses dois recursos da linguagem cinematográfica.Downloads
Publicado
2015-04-08
Como Citar
Fagioli, J. (2015). O enquadramento e o fora de campo em Videogramas de uma revolução. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 5(1), 4–19. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1346
Edição
Seção
Dossiê Farocki
Licença
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.