Gestos em uma mesa de montagem
Resumo
Este artigo discute trabalhos do realizador Harun Farocki, tomando como eixo central uma investigação sobre a montagem como gesto. Procuramos seguir de perto o ensaio fílmico Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (1988), em que Farocki opera derivas associativas em torno de fotografias aéreas feitas em 1944 dos campos de concentração de Auschwitz. Esse filme é também pensado como emblemático dentro da cinematografia do artista, por retomar uma busca por imagens possíveis, a partir do que propomos pensar como um princípio gestual de montagem.Downloads
Publicado
2015-04-08
Como Citar
Lima, Érico O. de A. (2015). Gestos em uma mesa de montagem. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 5(1), 55–74. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1349
Edição
Seção
Dossiê Farocki
Licença
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.