Faces do espelho: Processos de construção de sentidos sobre o Movimento Hip Hop do ABC Paulista

Autores

  • Pablo Nabarrete Bastos Professor ensino superior na Uninove e Doutorando na ECA-USP.

Palavras-chave:

Movimento Hip Hop, Comunicação, Cultura popular

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados substanciais de pesquisa desenvolvida com o Movimento Hip Hop do ABC Paulista, região metropolitana da Grande São Paulo, entre os anos de 2003 e 2008. São combinadas análises históricas com um olhar etnográfico, a partir de pesquisa de campo de caráter qualitativo, principalmente narrativas de histórias de vida com intelectuais orgânicos do Movimento Hip Hop do ABC Paulista. Buscamos compreender de que maneira, nessa complexa trama social, tendo a comunicação, tanto a midiática como a desenvolvida nas formas de sociabilidade, como grande espelho que medeia e coloca em negociação e conflito diferentes culturas, classes e etnias, os distintos sujeitos coletivos do Hip Hop são engendrados e integrados através das organizações que representam.

Biografia do Autor

Pablo Nabarrete Bastos, Professor ensino superior na Uninove e Doutorando na ECA-USP.

Professor da área de Comunicação Social na UNINOVE. Doutorando em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Publicou capítulos de livros, artigos e participou de congressos, seminários, encontros e grupos de pesquisa sobre comunicação, cultura, comunicação alternativa, culturas populares e política. 

Downloads

Publicado

2015-04-08

Como Citar

Bastos, P. N. (2015). Faces do espelho: Processos de construção de sentidos sobre o Movimento Hip Hop do ABC Paulista. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 5(1), 133–152. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1353

Edição

Seção

Artigos