O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE

Autores

  • Eduardo dos Santos Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Henrique Codato Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Performatividade, Arquivo, Naomi Kawase

Resumo

A partir de uma reflexão conceitual que busca colocar em diálogo teorias oriundas do campo do cinema e dos estudos da performance, este artigo pretende visitar o cinema autorreferente da realizadora japonesa Naomi Kawase, mais especificamente o filme Em Seus Braços (Ni Tsutsumarete, 1992), a fim de investigar as práticas performativas que a diretora utiliza na (e com a) imagem e como ela inscreve seu próprio corpo na materialidade do filme, constituindo, desse modo, o que neste trabalho chamaremos de arquivo cine-performativo. Para elaborar esse conceito, o presente texto serve-se sobretudo de leituras das autoras Elena Del Rio (2012), para pensar a performance no cinema desde o poder de afetação do encontro entre corpo fílmico e corpo do espectador, e Diana Taylor (2013), acerca do arquivo como dimensão material do performativo. 

Biografia do Autor

Eduardo dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Eduardo dos Santos Oliveira é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). É integrante do Laboratório de Estudos e Experimentações em Audiovisual (LEEA-UFC) e do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC - UFC).

Henrique Codato, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Henrique Codato é doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no Instituto de Comunicação e Artes (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da fragmentação da narrativa no cinema contemporâneo. Tem como principais áreas de interesse a Comunicação e as Artes, com ênfase em Estudos de Cinema/Filme, Semiótica, Psicanálise e Estética da Comunicação.

Referências

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Londres: Oxford University Press, 1962.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. trad: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CUNHA, Andrei. O livro de travesseiro: questões de autoria, tradução e adaptação. 2016. 296f. Tese (doutorado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

DEL RÍO, Elena. Deleuze and the cinemas of performance: Powers of affection. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2008.

DERRIDA, Jacques. Acontecimento, assinatura, contexto. In: Limited inc. Campinas, SP: Papirus, 1991

FESTIVAL DE CINE 4+1. Master Class: Naomi Kawase (Festival de Cine 4+1, 29/10/2011). Vídeo (127min14s). Disponível em: <https://youtu.be/sQm2a6WsjdU>. Acesso em 10 jul. 2016.

FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of the performance: A new aesthetics. Trad: Saskya Iris Jain. Londres: Routledge, 2008.

GEROW, Aaron. El tema soy yo: Entrevista con Naomi Kawase (1988-2000). In: LÓPEZ, José Manuel (Org.). El cine en el umbral. Madri: T&B Editores, 2008.

KUNIGAMI, Keiji. Naomi Kawase e o presente. In: MAIA, Carla e MOURÃO, Patrícia (org.): O cinema de Naomi Kawase. Rio de Janeiro: CCBB RJ, 2011.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

LOPEZ, José Manuel. Sólo consigo expressarme a través del cine: Entrevista com Naomi Kawase (2001-2008). In: LÓPEZ, José Manuel (Org.). El cine en el umbral. Madri: T&B Editores, 2008.

PINTO, Joana Plaza. O percurso do performativo. Revista Cult, São Paulo, p. 35 - 36, novembro de 2013.

SHONAGON, Sei. El libro de la almohada de la dama Sei Shônagon. Lima: Colección Orientalia, Universidad Católica de Peru, 2002.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Editora UFMG, 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Oliveira, E. dos S., & Codato, H. (2017). O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(2), 135–151. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30964

Edição

Seção

Dossiê Compós