Limites entre o público e privado nas relações de adolescentes através das redes sociais virtuais

Autores

  • Vanina Costa Dias Universidade do Estado de Minas Gerais Faculdade Pedro Leopoldo

Palavras-chave:

Publico, privado, adolescência, redes sociais, subjetividade.

Resumo

Este estudo objetivou analisar como se dá os processos de subjetivação de adolescentes a partir de suas relações nas redes sociais. Adotando a Netnografia, discutiram-se temáticas pertinentes ao uso dessas redes, compreendendo como esse uso influencia no processo de subjetivação dos adolescentes. Pretendeu-se mostrar de que forma o espaço virtual pode ser ao mesmo tempo um espaço público, onde a ação e o discurso de cada um ganham sentido na medida em que compartilham ideias e sentimentos comuns, e um espaço privado que se configura como um lugar do íntimo e da constituição de sua privacidade. A partir dos conceitos de virtual e atual desenvolvidos por Deleuze (1996) e de espaço público e privado discutidos por Arendt (1981), percebeu-se como os adolescentes constroem sua expressão da vida pública e privada compartilhados nas redes sociais e assim constituem sua subjetividade.

 

Biografia do Autor

Vanina Costa Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais Faculdade Pedro Leopoldo

Doutora em Psicologia pelo PPG em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015) com período de Doutorado Sanduíche naFCSH da Universidade Nova de Lisboa, PT. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Possui graduação emPsicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Psicóloga e Diretora no Espaço Consultórios Terapêuticos Ltda desde 1990. Éprofessora titular da Fundação Pedro Leopoldo, desde 1995, tendo lecionado em cursos de Licenciatura e atualmente no curso de Direito. Nessainstituição atuou também como Chefe do Departamento de Educação, Coordenadora do Núcleo de Estágio e Coordenadora do Curso Normal Superior eCoordenadora da Unidade de Apoio Psicopedagógico. Professora designada na Faculdade de Educação da UEMG. Tem experiência na área dePsicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, adolescência, problemas sociais,intervenção familiar, educação especial e infância e avaliação psicológica.

Referências

ARENDT, Hannah.(1981) A condição humana. Rio de Janeiro, Forense..

boyd, danah.(2914) It’s complicated – the social lives of networkeds tens. USA: Yale Universit Press. Disponível em :< www.danahboyd.org/>. Acesso em: 5 set. 2014.

CASTELLS, Manuel. (2011) A sociedade em rede. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra.

CARDOSO, Gustavo. ESPANHA, Rita. LAPA, Tiago.(2007) E-Generation: Os usos de media pelas Crianças e Jovens em Portugal. Lisboa: CIES – ISCTE.Disponível em: <http://cies.iscte.pt/destaque/documents/E-generation-pdf> Acesso em 16/01/2015.

DELEUZE, Gilles. (1996) O atual e o virtual. In: ALLIEZ, Eric. Deleuze filosofia virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, pág 47- 56.

DIAS. Vanina C. (2016) “Morando na Rede”: Novos modos de constituição de subjetividades de adolescentes nas redes sociais. Curitiba. CRV.

DIMENSTEIN, Magda (2000). A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde. Estudos de Psicologia, v. 5 (1), pág. 95-121.

GUATTARI, Felix. (2000) Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34.

GUATTARI, Felix. (1998). Da produção de subjetividade. In PARENTE. André (Org.), Imagem máquina: a Era das tecnologias do virtual Rio de Janeiro: Editora 34, pág. 177-191.

LIVINGSTONE, Sonia.(2002) Young People and Media: Childhood and the Changing Media Environment. London: Sage.

TAPIAS, José Antônio P. (2006). Internautas e náufragos: a busca do sentido na cultura digital. São Paulo: Edições Loyola.

VYGOTSKY, Lev. S. (1996) [1932-1934] Obras Escogidas IV. Madrid: Visor.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Dias, V. C. (2016). Limites entre o público e privado nas relações de adolescentes através das redes sociais virtuais. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(1), 27–44. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3594

Edição

Seção

Dossiê Crianças e Jovens no contexto de convergência