Cibercultura e redes sociais - O acesso e a conexão definem as práticas das juventudes?

Autores

  • Adriana Hoffmann Fernandes Professora adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Lucy Anna Diniz Bolsista de Iniciacao Cientifica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Educacao, Comunicacao, Jovens

Resumo

O artigo trata de reflexões a respeito das relações dos jovens com a cibercultura numa pesquisa realizada dentro do Grupo de Pesquisa CACE (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação). O artigo buscou entender melhor o que pensam e fazem os jovens nesse acesso às redes,problematizando os usos realizados em diálogo com as contribuições de autores como Nelson Pretto,André Lemos e Paula Sibilia e também com os dados do Comitê Gestor da Internet (CGI, 2015). Apresentamos parte da pesquisa a partir das entrevistas e questionários realizados com jovens da faixa etária entre 11 e 15 anos acerca do acesso e entendimento deles sobre a internet bem como ossuportes de acesso e os usos feitos por eles. Interessa-nos discutir e refletir a respeito de uma situaçãoque nos chamou atenção em especial: o fato da maioria dos jovens pesquisados afirmarem que usam as redes sociais para manter contato somente com as pessoas mais próximas como a família e os amigos.

Biografia do Autor

Adriana Hoffmann Fernandes, Professora adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educacao e Mídias pela UERJ e Mestre em Educacao pela PUC-Rio. Professora adjunta na Escola de Educacao e no PPGEDU da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro. Coordenadora do grupo de pesquisa CACE (Comunicacao, Audiovisual, Cultura e Educacáo) certificado pelo CNpq. Foi coordenadora do GT 16 Educaçao e Comunicacao e atualmente integra o comite cientifico da Associaçao Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED).

Lucy Anna Diniz, Bolsista de Iniciacao Cientifica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Formanda de Pedagogia, bolsista de iniciacao científica no grupo de pesquisa CACE (Comunicacao, Audiovisual, Cultura e Educacao) desde 2013.

Referências

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Publicado

2016-09-07

Como Citar

Fernandes, A. H., & Diniz, L. A. (2016). Cibercultura e redes sociais - O acesso e a conexão definem as práticas das juventudes?. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(1), 82–98. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3595

Edição

Seção

Dossiê Crianças e Jovens no contexto de convergência