ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Assédio moral, gênero, mulheresResumo
O presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução.Referências
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