CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita

Autores

  • Kenia Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wilson Galvão de Freitas Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Rotinas no Jornalismo, Novas Tecnologias, Métricas de Audiência on-line, Cultura do Clique

Resumo

Com o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários.

Biografia do Autor

Kenia Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora doutora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.

Wilson Galvão de Freitas Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

Maia, K., & Teixeira, W. G. de F. (2018). CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 59–75. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39729

Edição

Seção

Dossiê Praxisjor