CULTURA DO CLIQUE NA TRIBUNA DO NORTE: Clicks que pulsam, cultura que edita
Palavras-chave:
Rotinas no Jornalismo, Novas Tecnologias, Métricas de Audiência on-line, Cultura do CliqueResumo
Com o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários.
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