Arte e a práxis política a partir de Walter Benjamin

Autores

  • Leslye Revely dos Santos Arguello Mackenzie/Fecap

Palavras-chave:

Arte e vida social, estética, arte contemporânea

Resumo

O objetivo deste artigo é construir uma reflexão a respeito da produção artística contemporânea, tendo como ponto de partida teórico o pensamento de Walter Benjamim a respeito da obra de arte. Para tanto, observamos produções que têm o espaço urbano como o local de sua realização e/ou exibição, promovendo diálogos e críticas ao intervirem no espaço público, redefinindo novas formas de olhar.

Biografia do Autor

Leslye Revely dos Santos Arguello, Mackenzie/Fecap

Mestra em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, São Paulo. Professora e atriz. Formada em Publicidade, Mestre em Artes Cênicas e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura. Professora e Pesquisadora de Artes, Criatividade,Linguagem Visual, Oratória e Teatro. Docente na Universidade Mackenzie e Centro Universitário Fecap, ambos na cidade de São Paulo.

Referências

ANDRADE; MARQUES; BARROS (coord.). Arte Pública e Cidadania: novas leituras da cidade criativa. Caleidoscópio, 2010.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol 1. São Paulo: Autentica Editora, 1985.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2013.

CHIARELLI, Tadeu IN RUFINONI; JAREMTCHUK. Arte e política: situações. O brasileiro na grasse: anotações sobre a questão identitária na arte brasileira. São Paulo: Alameda, 2010.

SOUZA, Gabriel G. E. Territórios Estéticos. A experiência do Projeto Arte/Cidade em São Paulo (1994-2002).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Arguello, L. R. dos S. (2018). Arte e a práxis política a partir de Walter Benjamin. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(2), 14–21. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39976

Edição

Seção

Artigos