Romeiros de Canindé: documento visual das práticas religiosas
Palavras-chave:
Fotografia, Romaria, CanindéResumo
Este ensaio é um recorte da pesquisa fotodocumental intitulada “Fé Canindé: romeiros, romarias e ex-votos” iniciada no ano de 2016 , e ainda em desenvolvimento, sobre as práticas religiosas no município de Canindé, situado a 110km de distância da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará (CE), região Nordeste do Brasil. A proposta teórica da pesquisa é coletar dados para discutir sobre a importância do fotodocumentarismo no contexto das Epistemologias do Sul como ferramenta de visibilidade das categorias sociais subalternas, a colonização das ideais e a interface comunicação e cultura popular.Referências
LANDER, Edgardo. Ciencias sociales: saberes coloniais y eurocéntricos. In: LANDER, E. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perpectivas Latinoamericanas, p. 4-23. Buenos Aires: Clacso, 2000.
LEDO, Margarita. Documentalismo fotográfico. Madrid: Cátedra, 1998.
NOBRE, Itamar de Morais. Revelando os modos de vida da ponta do Tubarão: A fotocartografia sociocultural como uma proposta metodológica. EDUFRN: Natal, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução: do pós-moderno ao pós-colonial e para além de um e outro. In: A gramática do tempo: para uma nova cultura política (p. 25-47). São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. Trad.: Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. [orgs.]. Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.