Romeiros de Canindé: documento visual das práticas religiosas

  • Itamar de Morais Nobre UFRN
  • Beatriz Lima de Paiva UFRN
Palavras-chave: Fotografia, Romaria, Canindé

Resumo

Este ensaio é um recorte da pesquisa fotodocumental intitulada “Fé Canindé: romeiros, romarias e ex-votos” iniciada no ano de 2016 , e ainda em desenvolvimento,  sobre as práticas religiosas no município de Canindé, situado a 110km de distância da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará (CE), região Nordeste do Brasil. A proposta teórica da pesquisa é coletar dados para discutir sobre a importância do fotodocumentarismo no contexto das Epistemologias do Sul como ferramenta de visibilidade das categorias sociais subalternas, a colonização das ideais e a interface comunicação e cultura popular.

Biografia do Autor

Itamar de Morais Nobre, UFRN

Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul/UFRN). Membro da RPCFB – Rede de Produtores culturais da Fotografia No Brasil. Membro da Rede Folkcom- Rede de Pesquisas e Estudos em Folkcomunicação.

Beatriz Lima de Paiva, UFRN

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul/UFRN).

Referências

LANDER, Edgardo. Ciencias sociales: saberes coloniais y eurocéntricos. In: LANDER, E. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perpectivas Latinoamericanas, p. 4-23. Buenos Aires: Clacso, 2000.

LEDO, Margarita. Documentalismo fotográfico. Madrid: Cátedra, 1998.

NOBRE, Itamar de Morais. Revelando os modos de vida da ponta do Tubarão: A fotocartografia sociocultural como uma proposta metodológica. EDUFRN: Natal, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução: do pós-moderno ao pós-colonial e para além de um e outro. In: A gramática do tempo: para uma nova cultura política (p. 25-47). São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. Trad.: Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. [orgs.]. Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

Publicado
2018-12-19
Seção
Ensaios Fotográficos