A construção da confiança nas práticas de consumo de serviços de transporte por aplicativos

Autores

  • Alessandra de Barros Marassi Fapcom

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise sobre os processos de construção da confiança nas práticas de consumo de serviços colaborativos em rede, especificamente serviços de carona baseados em aplicados digitais. O consumo de serviços de plataformas de economia compartilhada, inserida na cultura das redes, opera por lógicas vinculadas ao processo de construção da confiança. Esse processo inicia a partir da verificação das avaliações dos outros usuários, somado às recomendações e depoimentos registrados na internet. É a partir desse panorama que baseamos a investigação das transformações da noção de confiança como elemento regulador das práticas de consumo.

Biografia do Autor

Alessandra de Barros Marassi, Fapcom

Coordenadora do curso de Produção Multimídia e do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAPCOM. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias – CCM (PUCSP). É autora do livro Interações Digitais (2017) publicado pela editora Gênio Criador.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Marassi, A. de B. (2019). A construção da confiança nas práticas de consumo de serviços de transporte por aplicativos. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 57–73. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43069

Edição

Seção

Artigos Livres