O jovem negro e o ensino superior: Conflito e consciência social em um estudo para a Cidade de São Paulo

Autores

  • Rogério Tineu Fapcom/UNICID

Resumo

O artigo busca apresentar, por um lado, a evolução do ensino superior e a construção das condições mínimas para que os indivíduos negros e pobres conseguissem chegar à universidade e, por outro lado, como fruto dessa nova realidade, surgem conflitos raciais dentro da universidade o que seria de se esperar, pois a sociedade brasileira é hierarquizada e estruturada pelo racismo. A maioria desses jovens estudantes negros vive em condições de desigualdade socioeconômica; a universidade é vista como oportunidade à mobilidade social ao criar possíveis condições de inclusão e sociabilidade.

Biografia do Autor

Rogério Tineu, Fapcom/UNICID

Doutor em Ciências Sociais PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação USP-ECA, especialista em Docência no Ensino Superior UNICID e graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Santo André. Coordenador do grupo de pesquisa em Consumo, Sociedade e Tendências do Laboratório de política, comportamento e mídia/Labô da PUC-SP. Professor bolsista - orientador dos trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação lato-sensu em Políticas Públicas da Unifesp. Docente na Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) e UNICID (Universidade Cidade de São Paulo).

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Tineu, R. (2019). O jovem negro e o ensino superior: Conflito e consciência social em um estudo para a Cidade de São Paulo. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 159–187. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43073

Edição

Seção

Artigos