Medo, fake news e (des)legitimação política

o caso de Marielle Franco

Resumo

Este trabalho analisa notícias falsas geradas logo após o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes em 2018. A partir da análise de manchetes de jornais e das notícias falsas em si, observamos que a tentativa de desconstrução da imagem da vereadora estava baseada em uma narrativa que semeava o medo e que se contrapunha à sua figura como representante de minorias e militante contra condutas abusivas da polícia no Rio de Janeiro. Estratégias discursivas e opções estéticas ajudaram a descontruir e minimizar os desdobramentos do assassinato duplo, num período de tensão política e violência policial no Estado. Por trás desses discursos, observamos a articulação em torno de valores morais que estão imbricados na atual política brasileira, que criam ilusões de pertencimento ao mesmo tempo em que são excludentes e preconceituosos. 

Biografia do Autor

Denise Anzorena Simeão, PUC-Campinas

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, UFRGS, e Mestre em Linguagens, Mídia e Arte, PUC-Campinas.

Tarcisio Torres Silva Silva, PUC-Campinas

Professor pesquisador da PUC-Campinas. Docente do programa de pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte. Doutor em Artes Visuais pela Unicamp, com estágio no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres. Mestre em Artes (Unicamp), bacharel em Ciências Sociais (USP) e Publicidade e Propaganda (ESPM).

Maria de Fátima Silva Amarante, Assessora e consultora na área de Linguística, Linguística Aplicada e Letras.

Pós-doutora e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Letras e Licenciada em Português-Inglês pela PUC-Campinas. Foi professora permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado, Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. 

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Simeão, D. A., Silva, T. T. S., & Amarante, M. de F. S. (2020). Medo, fake news e (des)legitimação política. Passagens, 11(2), 193-210. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/61355
Seção
Temática Livre