A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Bruno Xavier Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Pasolini, Cinema, Sagrado

Resumo

Este artigo pretende analisar a profanação da imagem sagrada em “La Ricota” (1962), de Pier Paolo Pasolini. Com base na distinção entre os conceitos de sagrado e profano feita pelo filósofo Georgio Agamben, em seu livro “Profanações” (2008), este estudo investiga como o diretor problematiza a imagem sagrada institucionalizada pela Religião Católica em nossa sociedade. Além disso, apontaremos quais os recursos estéticos utilizados por Pasolini para realizar o processo de profanação, e de que forma o diretor utiliza-os para causar a experiência mística dentro do cinema.

Biografia do Autor

Marcelo Dídimo Souza Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Marcelo Dídimo Souza Vieira é Pós-doutor em Cinema pela Universidade de Columbia de New York (2014). Doutor (2007) e Mestre (2002) em Multimeios/Cinema pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Autor do livro: O Cangaço no Cinema Brasileiro (2010).
Bruno Xavier, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Bruno Xavier é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará e realizador audiovisual. Atualmente trabalha na produtora Nigéria Comunicação e Audiovisual realizando documentários.

Referências

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Publicado
2016-12-17
Seção
Artigos