PASOLINI: O MONSTRO USERUM

Autores

  • Davi Pessoa Carneiro Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Pasolini, monstro, processos

Resumo

Ainda não se tem acesso a todos os 33 processos contra Pier Paolo Pasolini. Porém, graças aos esforços de Laura Betti, com o apoio da editora Garzanti, foi publicado o volume Pasolini: cronaca giudizaria, persecuzione, morte, em 1977, e que traz informações, fragmentos das acusações, das defesas, textos publicados em jornais e revistas. Os processos dizem sobre uma série de violências cometidas pela magistratura italiana contra o cineasta e filósofo. 

Biografia do Autor

Davi Pessoa Carneiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor adjunto de língua e literatura italiana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Letras [português/italiano] pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atuou como professor substituto de língua e literatura italiana no curso de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Fez mestrado nos Estudos de Tradução [PGET/UFSC], sobre a tradução italiana de "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa. É doutor em Teoria Literária pela UFSC (com pesquisa em La Sapienza/Roma), com projeto sobre a questão da escritura em Elsa Morante e em Macedonio Fernández. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Italiana, atuando principalmente nos seguintes campos de pesquisa: teoria da literatura, literatura italiana, tradução literária e filosófica e filosofia italiana.

Referências

BARTOLETTI, Loredana; GOLDKORN, Wlodek (org.), L’Espresso: Pasolini. Roma: GruppoEditorialel’Espresso, 2015.

BETTI, Laura (a cura di), Pasolini: cronacagiudiziaria, persecuzione, morte. Milano: Garzanti, 1977.

FOUCAULT, Michel. Os anormais. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PASOLINI, Pier Paolo, Le belle bandiere. Roma: EditoriRiuniti, 1977.

______. , Lettere (1955-1975). A cura di Nico Naldini. Torino: Einaudi, 1988.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Carneiro, D. P. (2016). PASOLINI: O MONSTRO USERUM. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(2), 4–14. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6263

Edição

Seção

Artigos