PASOLINI RENASCENTISTA

  • Luiz Felipe Soares Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Pasolini, Renascimento, Warburg, Chaucer

Resumo

O artigo se propõe a colocar em relação a noção de Renascimento tal como defendida por Aby Warburg daquela que o diretor italiano Pier Paolo Pasolini, leitor de Chaucer, apresenta em seus trabalhos cinematográficos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Soares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Professor Associado de teoria(s) da imagem no Curso de Graduação em Cinema (do Departamento de Artes) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Especializou-se no estudo da imagem no sentido não-platônico para além da representação ou da informação (ou da semiótica), dialogando com autores como Godard, Nancy, Eisenstein, Warburg, Bataille, Derrida, Barthes, Blanchot, Foucault, Deleuze, Agamben, Sloterdijk, Didi-Huberman, entre outros

Referências

CHAUCER, Geoffrey. The works of Geoffrey Chaucer. Edited by Fred. N. Robinson. Oxford/London: Oxford University Press, 1974.

________. Contos da Cantuária. Tradução de José Francisco Botelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

EISEINSTEIN, Serguei M. El Greco cineasta. Edición de François Albera. Tradución (del Francés al Español) de Pablo García Canga. Barcelona: Intermedio, 2014.

Эйзенштейн, Сергей Михайлович. Эль Греко и кино. // Эйзенштейн, Сергей Михайлович. Монтаж. Москва: Музей Кино, Эйзенштейн-Центр, 2004. C. 404-463.

LOOMIS, Laura H.. Chaucer and the Breton Lays of the Auchinleck MS. Studies in Philology, v. 38, n. 1 (jan 1941), pp. 14-33. University of North Carolina Press. Em http://www.jstor.org/stable/4172512, acessado em 27 de março de 2016.

MCGRADY, Donald. Chaucer and the “Decameron” reconsidered. Chaucer Review, v. 12, n. 1 (summer 1977), p. 1-26.

PEARSALL, Derek. The life of Geoffrey Chaucer. Oxford(UK)/Cambridg(USA): Blackwell, 1992.

ROBINSON, Fred N.. The Canterbury Tales [introduction]. In: Chaucer, Geoffrey. The works of Geoffrey Chaucer. Edited by Fred. N. Robinson. Oxford/London: Oxford University Press, 1974.

SIMMONS-O’NEILL, Elizabeth. Love In Hell: The Role Of Pluto And Proserpine In Chaucer’s Merchant’s Tale. Modern Language Quarterly, v. 51, n. 3 (2002), p. 389-407.

SÓFOCLES. Édipo Rei. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2009.

VERNANT, Jean-Pierre. “Nascimento de imagens”. Tradução de José Otávio Nogueira Guimarães. In: Lima, Luiz Costa (org.). Mímesis e a reflexão contemporânea. Rio de Janeiro: Uerj, 2010, p. 51-86.

WARBURG, Aby. A arte do retrato e a burguesia florentina: Domenico Ghirlandaio em Santa Trinità; os retratos de Lorenzo de’ Medici e seus parentes (1902). In: ____. A renovação da antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto/Mar, 2013, p. 121-168.

Publicado
2016-12-16
Seção
Artigos