Greta Thunberg e o caso “pirralha”
a representação da adolescência ativista no jornalismo brasileiro
Resumo
Este artigo tem o objetivo de investigar a representação midiática da jovem Greta Thunberg no episódio em que foi chamada pelo presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, de “pirralha”, em 2019, após a ativista ter criticado a falta de medidas do governo brasileiro para a proteção aos povos indígenas. Tendo como base teórica estudos sobre a representação da adolescência na mídia, a pesquisa se volta à investigação de materiais jornalísticos da mídia nacional que cobriram o caso, a partir da análise de conteúdo, segundo Bardin (2002). Entre os resultados encontrados, notamos que a cobertura deu destaque para a jovem nas imagens publicadas, mas reproduziram estereótipos ligados ao ideal contemporâneo de adolescência, ressaltando a condição juvenil de Greta e sua postura rebelde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.