Quando eu vivia e morria na cidade, eu não tinha nada, nada a temer

o silêncio musical nas cidades em 2020

Autores

  • Paulo Celso Silva Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80659

Resumo

Fevereiro de 2020. As cidades européias começam a sentir os primeiros sinais da pandemia. O que parecia ser restrito às cidades asiáticas, rapidamente espalha-se e em poucas semanas pelo mundo. Com Cidadãos e cidades despreparados, refugiar-se nas casas, é a única maneira de conter a propagação, ainda maior, do vírus Covid19. O silêncio toma conta das ruas, praças, avenidas que, solitárias, algumas são tomadas por animais. Este trabalho, misto de experiência pessoal, contribuição de músicos com seus depoimentos, teorias, ensaia uma reflexão do cotidiano urbano e sua sonoridade. Apropria-se da canção de Albert Plà, ¿Os acordàis? para uma reflexão poética do momento vivido e uma releitura gráfica da canção.

Biografia do Autor

Paulo Celso Silva, Universidade de Sorocaba

Desde 2001 desenvolvo o projetos de pesquisa a abordar as políticas públicas de alcance tecnocomunicacional na smartcity: principalmente no projeto 22@barcelona no campo das Geografias da comunicação. Também conclui um pós doutorado no departamento de Geografía da Universitat de Barcelona embasado nos temas da Smartcity (2017-2020). Conclui o doutorado em 2000 e o Mestrado em 1995, ambos no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Cursei as licenciaturas de Geografia(1987) e Filosofia (1989) na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba. Em 2012 desenvolvi na UERJ, como Pós doutoramento, trabalho de análise da produção intelectual do Dr. Milton Santos e a sua aplicação/relação com a Comunicação. Desde 1995 como professor titular da Universidade de Sorocaba e, a partir de 2006 no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura. Os projetos e pesquisas estão inseridos na Linha de Pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais, e envolvem as áreas de Comunicação, Mídia, Cidade, Geografia, Filosofia, Música com ênfase na Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Smartcity, comunicação e cidade, geografia da comunicação, mídia e movimentos sociais urbanos, música, políticas públicas, cidadania e participação cidadã.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Silva, P. C. (2022). Quando eu vivia e morria na cidade, eu não tinha nada, nada a temer: o silêncio musical nas cidades em 2020. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13(esp), 203–219. https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80659

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens