As narrativas midiáticas independentes pela ótica do jornalismo convencional

discursos sobre a Mídia Ninja

Autores

  • Douglas Barbosa Gomes Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

“O que o jornalismo tem a oferecer como diferencial informativo?” A pergunta lançada na introdução de A origem da Mídia Ninja no Discurso dos Jornalistas contextualiza uma preocupação que ronda o campo jornalístico: o estabelecimento de um cenário em que as Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações (NTICs) potencializaram as chances de qualquer usuário produzir e divulgar conteúdo midiático. Para responder essa questão, Marcello Riella Benites examina o discurso dos jornalistas sobre as Narrativas Midiáticas Independentes (NMI), fenômeno comunicativo ligado à cultura anarquista e libertária que se fortaleceu a partir das NTICs.

Lançado em 2020 pela editora Appris, o livro aborda a história e as estratégias de um dos mais destacados representantes das NMI brasileiras: o coletivo de comunicação Mídia Ninja. Ao longo dos sete capítulos que compõem a obra, são tensionadas questões sobre a crise de identidade do jornalismo profissional e como revitalizar a área.

Biografia do Autor

Douglas Barbosa Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse em estudos associados à Cultura Digital, Política e Democracia. Pesquisa mídia alternativa e participação em plataformas de mídia social.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Gomes, D. B. (2022). As narrativas midiáticas independentes pela ótica do jornalismo convencional: discursos sobre a Mídia Ninja. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–6. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/80788