O direito de nascer da fealdade

uma análise da construção da protagonista na franquia “Betty, a feia”

Autores

  • Douglas Maia Colarés Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Esta pesquisa busca compreender as implicações do chamado “uniforme da fealdade” na construção da protagonista da franquia “Betty Feia”. Notando que os elementos óculos, aparelho dentário, franja e figurino criam uma identidade visual para a personagem, algo replicado em praticamente todas as adaptações da obra original. Com o intuito de refletir sobre as construções da protagonista em três versões – “Yo Soy Betty, la Fea”, “Ugly Betty” e “Betty en NY”, James Phelan é convocado por ocasião de suas contribuições sobre as dimensões miméticas, sintéticas e temáticas das personagens e os significados ideológicos presentes nessa construção. Como resultado, percebeu-se que o uso – e posterior abandono – desse uniforme contribuiu para tematizar a transformação interna e externa da personagem. No entanto, cada versão o faz em seu mundo possível, dados os respectivos temas narrativos abordados e a distância temporal entre as versões.

Biografia do Autor

Douglas Maia Colarés, Universidade Federal de Minas Gerais

Tem formação técnica em Teatro, bacharelado em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação. Cursa Artes Cênicas na UFRJ. Tem experiência em Estudos de Televisualidades, Comunicação, América Latina, performatividades LGBTQIAPN+ e Teatro do Oprimido e Narrativas Autoficcionais.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

Colarés, D. M. (2024). O direito de nascer da fealdade: uma análise da construção da protagonista na franquia “Betty, a feia” . Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15, 1–19. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/91855

Edição

Seção

Artigos Livres