Inovações pedagógicas online enquanto ética educacional
formação mediada da identidade juvenil em educação sexual
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v15i2%20especial.94456Resumo
Como uma contribuição ao campo mais amplo da ética educacional, o presente artigo examina a sexualidade como parte integral da formação identitária e as adaptações ao ensino remoto como uma importante ferramenta. Por meio de uma abordagem multi-metodológica, que integra etnografia e análise de conteúdo, investigamos o vínculo entre identidade e mídia digital e sua importância para o bem-estar social, emocional e sexual de crianças e adolescentes. Examinamos o estudo de caso da inclusão no currículo escolar de um programa de educação sexual integral (Our Whole Lives/OWL) durante os anos críticos à construção identitária. Porém, as restrições de isolamento social impostas durante a pandemia de Covid-19 interromperam os usuais processos sociais pelos quais muitos jovens amadureciam, exacerbando as dificuldades já existentes em oferecer educação sexual (uma arena importante para a formação identitária), uma vez que muitas escolas e organizações comunitárias deixaram de priorizá-la ou até de ensiná-la durante esse período de crise. Procuramos entender como a formação identitária de jovens através da mídia social pode se beneficiar de inovações pedagógicas usando recursos digitais para a educação sexual. Os resultados incluem a formação identitária de jovens no contexto da mídia social, a alfabetização midiática, recursos online, o uso da mídia social para a divulgação de conteúdos, a contestação de estereótipos, e o pensamento crítico e ético. Articulando esses resultados, o nosso trabalho mostra como as inovações tecnológicas podem fazer uso de ferramentas digitais no enfrentamento de desafios emergentes graças às modalidades de aprendizado remoto. Em conclusão, reunimos nossos insights em forma de diálogo, oferecendo uma análise do conceito de ‘co-responsabilização solidária’.
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