Navigating in a context of exclusion
The roles social media play in the lives of teenagers placed in institutional care in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v15i2%20especial.94467Resumo
No Brasil, existem mais de 30.000 crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, e as razões para suas colocações variam desde abuso, negligência, violência, órfãos, situações de rua, entre outras. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que violações de seus direitos são motivo para intervenção do Estado, e o acolhimento em abrigos é a medida mais extrema, resultando na remoção desses sujeitos da convivência com suas famílias, amigos e comunidades. Devido à vulnerabilidade de suas circunstâncias, os adolescentes precisam navegar um complexo contexto de exclusão no qual estão inseridos: não apenas devido a características pessoais, como cor da pele, saúde, integridade física e dependência, mas também aquelas decorrentes da exclusão social - como desigualdade, pobreza, vínculos com cartéis de drogas e a razão de sua colocação, emergindo de sua situação de morar em um abrigo e ser afastado da família, e a amalgamação de todos os contextos individuais de exclusão que afetam o conjunto do abrigo. Nessas circunstâncias, é importante também destacar que a vida em abrigos pode ser comum e alegre, e eles são adolescentes como os outros, que brincam, saem, praticam esportes e gostam de usar a Internet e as redes sociais. Nesta tese, busco entender quais são os papéis das mídias sociais na vida dos adolescentes em seu contexto de exclusão, e como essa interação influencia dois direitos relacionados à sua situação: acesso à Internet e convivência familiar e comunitária. Para isso, utilizei uma metodologia composta por uma trajetória indutiva-dedutiva, com entrevistas com 61 adolescentes e 27 funcionários em 14 instituições diferentes em 7 cidades e em todas as 5 regiões do Brasil. Dada a escassez de dados comparativos, procurei explorar esse fenômeno com a abordagem do script de Akrich (1987), a narrativa reflexiva do self de Giddens (1991) e a abordagem dos “direitos vivos” de Hanson & Nieuwenhuys (2013). Os papéis das redes sociais identificados são múltiplos e subjetivos: as instituições as problematizam e definem por meio de termos como "problema", "incômodo", "obstáculo" ou "oportunidade" e "um direito". Há dois perfis distintos: restritivo (nove abrigos) ou permissivo (cinco abrigos). O uso das redes pelos adolescentes tem muitos mais nuances e mostra que eles desempenham papéis como se empoderar, lidar com seus traumas, ter esperança e sobreviver, em uma nota geral em que buscam dar alguma normalidade às suas vidas, buscar estabilidade e assumir o controle de suas narrativas. No entanto, os designers de mídias sociais também desempenham um papel, incentivando constantemente os usuários a se envolverem e compartilharem informações com outros, e essas “prescrições” têm a função latente de revelar certas dinâmicas da vida nos abrigos. Todos esses papéis interagem e, ao reforçar a exclusão dos adolescentes, também permitem que eles se apropriem dela, por exemplo, para exercerem o direito de acesso à Internet e à convivência familiar e comunitária, usando conceitos mais abstratos, como a reconstrução de suas identidades, o desejo de conexão e o vínculo com seus entes queridos perdidos. No geral, levando em consideração como os adolescentes mostram uma ontologia de protagonista, essa apropriação revela o papel mais importante: o de navegar em seu contexto de exclusão.
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