Filtered Self
navegando no Instagram por contas públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v15i2%20especial.94541Resumo
Este ensaio se propõe a explorar a natureza das relações na plataforma de rede social Instagram. A partir de um trabalho de campo com 50 usuários do aplicativo, observamos que os hábitos e modelos da comunicação mediada por computador são profundamente conectados às preferências, círculos sociais offline e situação social de cada usuário. Baseado na obra ‘A Distinção: Crítica Social do Julgamento’ (1984), de Pierre Bourdieu, argumentamos que a criação de um Finsta (uma conta secundária no Instagram) age como uma fronteira simbólica entre ideias autoproduzidas sobre o que é público e privado. Ou seja, a criação de contas Finsta marca uma mudança no desenvolvimento das relações sociais nessa plataforma, segregando os insiders dos outers (Merton, 1972). Usando uma abordagem etnográfica visual, o ensaio busca responder às seguintes perguntas: Por que os usuários criam duas contas no Instagram (o Insta e o Finsta)? Como os dois espaços virtuais diferem um do outro em termos de conteúdos, tom e público? O que isso nos diz sobre a natureza da auto-apresentação e suas implicações para o círculo social do usuário? E como as categorias conceituais de ‘classe’ e ‘status’ se encaixam no mundo virtual do Instagram?
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