Iconografia na investigação e intervenção de processos psicossociais

Autores

  • Luciano Domingues Bueno Universidade Federal de Alagoas
  • Paulo Sérgio dos Santos Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Lívia Teixeira Canuto Universidade Federal de Alagoas
  • Adélia Augusta Souto de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Iconografia, imaginação, criação, crianças, jovens

Resumo

Discute a iconografia como instrumento metodológico de investigação e intervenção psicossocial, a partir dos conceitos vigotskianos de imaginação e criação. Descreve a construção de um acervo iconográfico (desenhos, fotografias e vídeos) produzido em pesquisas com crianças e jovens de comunidades litorâneas. O método utilizado identificou, catalogou, descreveu e interpretou imagens produzidas em investigações e intervenções psicossociais do Grupo de Pesquisa entre 2007 e 2012. O inventário resultou em 72 desenhos, 127 fotografias e 42 vídeos. Os resultados indicam o uso do método como autoimagens(desenhos e fotografias), registro de ações(vídeos e fotografias) e acervo pessoal (fotografias). A análise de conteúdo a partir dos conceitos de imaginação e criação identificou desenhos infantis como expressão da realidade da vida cotidiana; as fotografias demonstram a apropriação de elementos espaciais, históricos e culturais das comunidades e o protagonismo de crianças e jovens no contexto comunitário; os vídeos adicionam movimento e áudio aos processos identificados nas produções de desenhos e fotografias. Conclui-se que instrumentos iconográficos potencializam pesquisas e intervenções com crianças e jovens; a criação imagética permite a objetivação da imaginação e a expressão de subjetividades.

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Biografia do Autor

Luciano Domingues Bueno, Universidade Federal de Alagoas

Aluno de graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
Científica.

Paulo Sérgio dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (PPgPsi)/UFAL. Possui graduação em
Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2010-2015).

Lívia Teixeira Canuto, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda no curso de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Psicóloga graduada no Curso de Psicologia
da UFAL.

Adélia Augusta Souto de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas. Diretora do Instituto de Psicologia. Docente permanente do Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia na mesma universidade. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorada em Psicologia Social pela Universidad de Barcelona. Integrante do GT da ANPEPP: A Psicologia
Sócio-histórica no contexto de desigualdade social brasileiro.

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Publicado

2017-06-02

Como Citar

Bueno, L. D., Júnior, P. S. dos S., Canuto, L. T., & de Oliveira, A. A. S. (2017). Iconografia na investigação e intervenção de processos psicossociais. Revista De Psicologia, 8(1), 99–108. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/18783

Edição

Seção

Artigos