Iconografia na investigação e intervenção de processos psicossociais
Mots-clés :
Iconografia, imaginação, criação, crianças, jovensRésumé
Discute a iconografia como instrumento metodológico de investigação e intervenção psicossocial, a partir dos conceitos vigotskianos de imaginação e criação. Descreve a construção de um acervo iconográfico (desenhos, fotografias e vídeos) produzido em pesquisas com crianças e jovens de comunidades litorâneas. O método utilizado identificou, catalogou, descreveu e interpretou imagens produzidas em investigações e intervenções psicossociais do Grupo de Pesquisa entre 2007 e 2012. O inventário resultou em 72 desenhos, 127 fotografias e 42 vídeos. Os resultados indicam o uso do método como autoimagens(desenhos e fotografias), registro de ações(vídeos e fotografias) e acervo pessoal (fotografias). A análise de conteúdo a partir dos conceitos de imaginação e criação identificou desenhos infantis como expressão da realidade da vida cotidiana; as fotografias demonstram a apropriação de elementos espaciais, históricos e culturais das comunidades e o protagonismo de crianças e jovens no contexto comunitário; os vídeos adicionam movimento e áudio aos processos identificados nas produções de desenhos e fotografias. Conclui-se que instrumentos iconográficos potencializam pesquisas e intervenções com crianças e jovens; a criação imagética permite a objetivação da imaginação e a expressão de subjetividades.
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