Motivações e dificuldades vivenciadas por jovens empreendedores: Estudo qualitativo

Resumo

O empreendedorismo vem se destacando como uma nova forma de inserção no mercado de trabalho, principalmente para os jovens. Assim, o presente estudo objetivou compreender as motivações e dificuldades vivenciadas por jovens ao longo do processo de empreender. A amostra foi composta por seis jovens empreendedores, sendo cinco mulheres e um homem. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio de análise de conteúdo. A análise das entrevistas resultou em categorias relacionadas com motivações, dificuldades e características dos empreendedores. As características pessoais relatadas pelos jovens empreendedores foram compatíveis com a literatura, abrangendo assumir riscos, comunicação, responsabilidade e criatividade. As categorias mais frequentes como motivações para empreender foram prestígio, influências de terceiros e familiares, necessidades e oportunidades. As dificuldades elencadas associaram-se a iniciar o projeto, adesão dos clientes, liderança, falta de planejamento e desgaste físico e mental. Por meio das categorias elencadas, nota-se que efetivar o empreendedorismo entre jovens requer ações sistemáticas por meio de políticas públicas atreladas aos campos de saúde, educação e trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heila Magali da Silva Veiga, Universidade Federal de Uberlândia, MG
Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB, 2010), mestre em Psicologia (2000) e Psicóloga (1997) pela UnB e Administradora Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2017). Na esfera profissional trabalhou como consultora na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional em organizações públicas, privadas e terceiro setor. Possui experiência como supervisora e tutora em Educação à Distância na UnB. Desde 2010 é professora adjunta na Universidade Federal de Uberlândia. Foi membro da comissão editorial executiva da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia no biênio 2012-2013, e é parecerista de diferentes periódicos. É membro do Comité de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e da Comissão de Ética Pública da UFU. Entre os temas de pesquisa destacam-se: (a) Gestão de Pessoas em Organizações Públicas e Privadas, (b) Comportamento Organizacional, (c) Empreendedorismo, Criatividade e Inovação em organizações públicas e privadas e (d) Validação de medidas.
Publicado
2020-07-01
Como Citar
Martins, L. P., Veiga, H. M. da S., & Cortez, P. A. (2020). Motivações e dificuldades vivenciadas por jovens empreendedores: Estudo qualitativo. Revista De Psicologia, 11(2), 60 - 70. https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.11.2.2020.6