The researcher-filmmaker and the ethics of shared looks

Authors

  • Solange Jobim e Souza Pontifícia Universidade Católica - Rio

Keywords:

technical image, research in humanities, ethics look, methodological principles

Abstract

This article is a result of the researches that I have developed over nearly two decades on the use of audiovisual camera in academic research. The starting point is the claim that the use of the camera as mediation causes an unique intervention in the relationship that is established between the researcher and the research subjects. The goal is to present the methodological principles that have guided the use of audiovisual in academic research, offering support for the definition of the act of researching as building an ethical and aesthetical look. The philosophy of Bakhtin's language, the pioneer debate initiated by Walter Benjamin on the transformation of the art at the time of mechanical reproduction, Coutinho´s documentary film and the theoretical and cinematographic work of Pasolini are the main references.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Solange Jobim e Souza, Pontifícia Universidade Católica - Rio

Professora Associada do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Pesquisadora do CNPq e FAPERJ. Trabalho de pesquisa realizado durante o Estágio Sênior na Université de Vincennes Saint Denis - Paris VIII, França, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

References

Amorim, M. (2001) O pesquisador e seu

outro: Bakhtin nas ciências humanas.

São Paulo: Musa Editora.

Bakhtin, M. (2010) Para uma filosofia do

ato responsável. São Carlos, SP: Pedro &

João Editores.

Bakhtin, M. (2003). Estética da criação

verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Barrouin, A. W. (2012). O pré-vestibular

comunitário como espaço de subjetivação

e implicação política da juventude (Dissertação

de mestrado, Departamento de

Psicologia, Pontifícia Universidade

Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro).

Recuperado

de http://www.maxwell.

vrac.puc-rio.br/20228/20228_1.PDF.

Benjamin, W. (1987). A obra de arte na época

de sua reprodutibilidade técnica. In Magia e

técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura

e história da cultura. Obras escolhidas

- Volume 1 (3a. ed.). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (2012). A obra de arte na

época de sua reprodutibilidade técnica.

Porto Alegre: Editora Zouk.

Bragança, F. (2008). Eduardo Coutinho –

Encontros. Rio de Janeiro: Editora Beco

do Azougue.

Camerini, M. F. (2003). A produção do saber

mediada pelo uso do vídeo com classes populares

urbanas (Tese de doutorado,

Departamento de Psicologia, Pontifícia

Universidade Católica do Rio de Janeiro,

Rio de Janeiro). Recuperado de http://

w w w . m a x w e l l . v r a c . p u c - r i o .

br/3644/3644_1.PDF.

Corrêa, C. S. (2010). Violência urbana e

vulnerabilidades: o discurso dos jovens eas notícias de jornal (Dissertação de mestrado,

Departamento de Psicologia, Pontifícia

Universidade Católica do Rio de

Janeiro, Rio de Janeiro). Recuperado de

h t t p : / / w w w . m a x w e l l . v r a c . p u c - r i o .

br/16109/16109_1.PDF.

Godinho, D. M. S. (2010). O encontro entre

o pesquisador e o seu outro mediado pelo

uso de imagens técnicas: reflexões acerca

da produção de conhecimento em ciências

humanas (Dissertação de mestrado).

Departamento

de Psicologia, Pontifícia

Universidade Católica do Rio de Janeiro,

Rio de Janeiro.

Gonçalves Junior, N.G. (2006). Narrativa e

AIDS: Noites felinas e as dualidades da experiência

narrativa pós-moderna (Tese de

Doutorado, Departamento de Psicologia,

Pontifícia Universidade Católica do Rio de

Janeiro, Rio de Janeiro). Recuperado

de

http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/

tesesabertas/0016170_04_pretextual.pdf

Jobim e Souza, S., & Albuquerque, E. D. P.

e (2013). Bakhtin e Pasolini: vida, paixão

e arte. In M. T. A. Freitas (Org.), Educação,

Arte e Vida em Bakhtin. Belo Horizonte:

Autêntica.

Jobim e Souza, S., & Albuquerque, E. D. P.

e (2012). A pesquisa em ciências humanas:

uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana:

Revista de Estudos do Discurso, 7,

-122. Recuperado de http://revistas.

pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/

view/8124.

Jobim e Souza, S. (2011) Por uma epistemologia

da imagem técnica. Pesquisas e

Práticas Psicossociais, 6(2), 206-210.

Recuperado de http://www.seer.ufsj.

edu.br/index.php/revista_ppp/issue/

view/v6n2.

Jobim e Souza, S. (2008). Imagem técnica e

estética: sobre os modos de produção da

cultura e da subjetividade no mundo contemporâneo.

In A. P. Gouvêa, Cine

Imaginarium. Rio de Janeiro: Companhia

de Freud.

Jobim e Souza, S. (2006). A pesquisa em

ciências humanas como intervenção nas

práticas do olhar. In L. H. C. Lenzi et alli

(Orgs.), Imagem: intervenção e pesquisa.

Florianópolis: Editora da UFSC.

Jobim e Souza, S., & Camerini, M. F. (2002).

Interatividade audiovisual e produção de

subjetividade. In L. H. C. Lopes et alli (Orgs.),

Identidades: recortes multi e interdisciplinares.

Campinas: Mercado das Letras.

Jobim e Souza, S., & Lopes, A. E. (2002).

Fotografar e narrar: a produção do conhecimento

no contexto da escola. Cadernos

de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas),

, 61-80.

Jobim e Souza, S., & Gamba Junior, N.

(2002). Novos suportes, antigos temores:

tecnologia e confronto de gerações nas

práticas de leitura e escrita. Revista Brasileira

de Educação, 21, 104-114.

Jobim e Souza, S. (2002). O olho e a câmera:

desafios para a educação na época da interatividade

virtual. Revista Advir, 15, 75-81.

Lahud, M. (1993). A vida clara. Linguagens

e realidade segundo Pasolini. São Paulo:

Companhia das Letras/Editora UNICAMP.

Lins, C., & Mesquita, C. (2008). Filmar o

real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Miranda, L.L. (2002) Criadores de Imagens,

produtores de subjetividade: a experiência

da TV Pinel e da TV Maxambomba (Tese de

Doutorado, Departamento de Psicologia,

Pontifícia Universidade Católica do Rio de

Janeiro, Rio de Janeiro). Recuperado de

http://gips.usuarios.rdc.pucrio.br/teses/

Juventude/riadoresdeimagensprodutoresdesubjetividade.

pdf.

Pasolini, P. P (1982) Caos. Crônicas

Políticas. São Paulo: Editora Brasiliense.

Pasolini, P. P. (1983) As últimas palavras

do herege. Entrevistas com Jean Duflot.

Brasiliense, São Paulo.

Published

2017-06-02

How to Cite

Souza, S. J. e. (2017). The researcher-filmmaker and the ethics of shared looks. Journal of Psychology, 8(1), 8–22. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/13952